Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59216
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Cristiane Maria Galdino de | - |
dc.contributor.author | Monte, Wanderson Santos Matias do | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T18:04:58Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T18:04:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-14 | - |
dc.identifier.citation | Monte, Wanderson Santos Matias do. Formação inicial de professores de Música: reflexões sobre teses das áreas de Música e de Educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59216 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a formação inicial de professores de Música. Tem como objetivo investigar como tem sido discutida a formação inicial de professores de Música em teses da área de Música e de Educação. A fundamentação teórica incluiu conceitos sobre a formação de professores em música, no que diz respeito à formação, à legislação e à atuação profissional. A metodologia empregada neste trabalho foi a pesquisa documental, que incluiu 11 teses defendidas na área de Música nos anos de 2009, 2013, 2018 e 2023 e 14 teses defendidas na área de Educação nos anos de 2015, 2017 e 2019. Na análise documental são socializadas as informações acerca das teses e os Programas onde foram desenvolvidas as pesquisas, além das perspectivas e contribuições dos autores para a formação inicial de professores em Música. As temáticas encontradas na pesquisa nos ajudam a entender como a formação inicial de professores em Música vem sendo discutida nas teses das áreas de Música e de Educação, assim como, visualizar a diversidade de temáticas abordadas nas teses. Podemos concluir que as perspectivas e contribuições dos autores das teses analisadas estão relacionadas, especialmente, às práticas desenvolvidas nos cursos, ao habitus inserido nas propostas curriculares, à discussão na perspectiva inclusiva, em suas diversas possibilidades, e à atuação docente em diferentes contextos | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação inicial de professores de Música | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação inicial de professores de Música: reflexões sobre teses das áreas de Música e de Educação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | lattes.cnpq.br/4588351718774778 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | lattes.cnpq.br/7567236180576595 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to discuss the initial training of music teachers. The objective was to investigate how the initial training of music teachers has been discussed in doctoral dissertations in the area of Music and Education. The theoretical basis included concepts about the training of music teachers, with regard to training, legislation and professional practice. The methodology used in this work was documentary research, which included 11 theses defended in the area of Music in the years of 2009, 2013, 2018 and 2023 and 14 theses defended in the area of Education in the years of 2015, 2017 and 2019. In the documentary analysis, information about the theses and programs where the research was developed, as well as the perspectives and contributions of the authors for the initial training of music teachers, are shared. The themes found in the research help us to understand how the initial training of music teachers has been discussed in doctoral dissertations in the area of Music and Education, as well as to visualize the diversity of themes addressed in the theses, which help us to reflect on the path that has been/is being built on the initial training of music teachers. We can conclude that the perspectives and contributions of the authors of the theses analyzed help us to reflect on the initial training of teachers, within the scope of the practices developed in the courses, the habitus inserted in the curricular proposals, in the inclusive perspective, in its diverse possibilities, and in the teaching performance in different contexts | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | orcid.org/0009-0004-8025-6280 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Wanderson Santos Matias do Monte.pdf | 663,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons