Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59171

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Felipe Augusto-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lara Freire de-
dc.date.accessioned2024-12-11T19:51:47Z-
dc.date.available2024-12-11T19:51:47Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.date.submitted2024-12-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lara Freire de. Brincando com o tempo: as relações entre o videogame The Life and Suffering of Sir Brante (2021) e culturas históricas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59171-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as relações entre os videogames e a memórias históricas, a partir de um estudo de caso ancorado no jogo The Life and Suffering of Sir Brante (TLSSB), desenvolvido pela empresa russa Sever Studio em 2021. Nesse jogo, tais relações são vistas de uma forma muito peculiar: tanto os desenvolvedores quanto os jogadores veem suas versões de Histórias se desenrolarem de diferentes modos para a mesma trama fictícia, ressignificando o tempo e o espaço de acordo com suas necessidades particulares e suas compreensões da História. Para compreender a profundidade do jogo em questão e sua relação com a construção contínua da História, este trabalho analisou não apenas a fonte primária do videogame Sir Brante, mas também entrevistas exclusivas com os desenvolvedores do jogo (Fyodor Slusarchuk e Dmitry Ivanov), análises do Steam e discussões dos jogadores no Discord. Sendo assim, os problemas trazidos por esta pesquisa são: podem os jogos influenciar o pensamento histórico por meio de suas narrativas e de suas brincadeiras? Como podemos observar isso em The Life and Suffering of Sir Brante? Como o respectivo jogo representa a Idade Média e outras cronologias? Ao final da pesquisa, concluímos que, em TLSSB, a História torna-se um parque de instigações e desafios, dependendo dos olhos de quem o vê, ao mesmo tempo que estimula o pensamento histórico para desafiar noções preconcebidas.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGame studiespt_BR
dc.subjectCultura históricapt_BR
dc.subjectCultura participatóriapt_BR
dc.titleBrincando com o tempo : as relações entre o videogame The Life and Suffering of Sir Brante (2021) e culturas históricaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8866010948902834pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5461158925668835pt_BR
dc.description.abstractxThis research analyses the connections between videogames and historical memories through the case study of The Life and Suffering of Sir Brante (TLSSB), a videogame developed by the russian company Sever Studio in 2021. In this game, such relations can be seen in a very peculiar way: both developers and players see their versions of History play out in different ways for the same fictional plot, giving new meanings to time and space according to their particular needs and their understandings of History. In order to understand its depths of continuous playing with History, this work has analysed not only the primary source material of the videogame Sir Brante, but also exclusive interviews with the developers of the game themselves (Fyodor Slusarchuk and Dmitry Ivanov), Steam reviews and player discussions on Discord. As such, the questions brought by this research are: can games influence historical thinking through their narratives and play? How can we observe that in The Life and Suffering of Sir Brante? How does the respective game represent the Middle Ages and other chronologies? At the end, we concluded that, in TLSSB, History becomes a playground of instigations and challenges, that depends on the eyes of the beholder, at the same time that it also stimulates historical thinking to challenge preconceived notions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc para depósito_pd_AGORA VAI.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons