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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59149
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | VASCONCELOS, Cyntia Maria Silva | - |
dc.contributor.author | COSTA, Cintielena Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T13:23:13Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11T13:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Cyntia Maria Silva; COSTA, Cintielena Holanda. O impacto da colonialidade na educação das mulheres no Brasil: a pedagogia decolonial como esperança. Research, Society And Development, [Redenção], v. 11, n. 10, p. 1-9, 24 jul. 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/32447/27599/366164. Acesso em: 05 set. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59149 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé estão linkadas no final do arquivo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, muito se tem dialogado sobre a transformação social no Brasil através da educação, registrando um cenário de luta e resistência contra um passado marcado pelo colonialismo. A herança colonial afeta até hoje os povos mais vulneráveis da sociedade brasileira de uma forma opressora, cabendo aqui ressaltar o grupo das mulheres que historicamente e culturalmente foram afetadas pelo patriarcado e, por esse motivo, foram escolhidas como objeto de estudo para a pesquisa, tomando por base o rompimento da escolarização como sequela do colonialismo excludente, bem como a pedagogia decolonial como esperança de escolarização para todos os gêneros. Mediante o contexto exposto, este artigo aborda a negação da educação de mulheres como problemática, uma vez que o direito à escolarização foi rompido pelos fatores históricos e culturais da sociedade machista. Para isso, a pesquisa teve como objetivo compreender de que forma a colonialidade do poder, do saber, do ser e do gênero no Brasil impacta na educação para mulheres. Como metodologia foi utilizada pesquisa bibliográfica referente aos temas sobre educação de mulheres no Brasil, colonialidade e pedagogia decolonial, partindo de uma análise crítica baseada em teóricos estudiosos das temáticas em questão e, da realidade dos dias atuais que apresenta avanços no que diz respeito a herança machista e opressora deixada pelos colonizadores, mas que ainda implora por luta e resistência. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 1-9 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia decolonial | pt_BR |
dc.subject | Educação de mulheres | pt_BR |
dc.title | O impacto da colonialidade na educação das mulheres no Brasil: a pedagogia decolonial como esperança | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2022 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VASCONCELOS. O impacto da colonialidade. p. 1-9 .pdf Acesso restrito | 169,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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