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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59149

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Cyntia Maria Silva-
dc.contributor.authorCOSTA, Cintielena Holanda-
dc.date.accessioned2024-12-11T13:23:13Z-
dc.date.available2024-12-11T13:23:13Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Cyntia Maria Silva; COSTA, Cintielena Holanda. O impacto da colonialidade na educação das mulheres no Brasil: a pedagogia decolonial como esperança. Research, Society And Development, [Redenção], v. 11, n. 10, p. 1-9, 24 jul. 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/32447/27599/366164. Acesso em: 05 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59149-
dc.description[Todas as notas de rodapé estão linkadas no final do arquivo]pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, muito se tem dialogado sobre a transformação social no Brasil através da educação, registrando um cenário de luta e resistência contra um passado marcado pelo colonialismo. A herança colonial afeta até hoje os povos mais vulneráveis da sociedade brasileira de uma forma opressora, cabendo aqui ressaltar o grupo das mulheres que historicamente e culturalmente foram afetadas pelo patriarcado e, por esse motivo, foram escolhidas como objeto de estudo para a pesquisa, tomando por base o rompimento da escolarização como sequela do colonialismo excludente, bem como a pedagogia decolonial como esperança de escolarização para todos os gêneros. Mediante o contexto exposto, este artigo aborda a negação da educação de mulheres como problemática, uma vez que o direito à escolarização foi rompido pelos fatores históricos e culturais da sociedade machista. Para isso, a pesquisa teve como objetivo compreender de que forma a colonialidade do poder, do saber, do ser e do gênero no Brasil impacta na educação para mulheres. Como metodologia foi utilizada pesquisa bibliográfica referente aos temas sobre educação de mulheres no Brasil, colonialidade e pedagogia decolonial, partindo de uma análise crítica baseada em teóricos estudiosos das temáticas em questão e, da realidade dos dias atuais que apresenta avanços no que diz respeito a herança machista e opressora deixada pelos colonizadores, mas que ainda implora por luta e resistência.pt_BR
dc.format.extentp. 1-9pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectPedagogia decolonialpt_BR
dc.subjectEducação de mulherespt_BR
dc.titleO impacto da colonialidade na educação das mulheres no Brasil: a pedagogia decolonial como esperançapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2022-
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VASCONCELOS. O impacto da colonialidade. p. 1-9 .pdf
  Acesso restrito
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