Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59120

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorFREITAS, Weslley Vandison de-
dc.date.accessioned2024-12-10T11:06:16Z-
dc.date.available2024-12-10T11:06:16Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-12-05-
dc.identifier.citationFREITAS, Weslley Vandison de. Educação e formação humana: um olhar a partir da antropologia de Edith Stein. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59120-
dc.description.abstractA discussão sobre formação humana abriu novas possibilidades para refletir sobre o caminho que o ser humano deve percorrer para descobrir a si mesmo. Propõe-se aqui discutir as contribuições da filósofa Edith Stein no processo de formação e autoformação do ser humano. Seu pensamento, embora fundamentado na fenomenologia, assume características próprias da reflexão filosófica. A partir do estudo da obra selecionada da autora e com o uso de uma metodologia qualitativa, realizou-se uma análise bibliográfica numa perspectiva fenomenológica. O estudo constatou que Edith Stein trilhou um caminho singular dentro da fenomenologia, caracterizando e analisando-o à sua maneira. Constatou-se que a autora desenvolve uma antropologia própria, voltada para a práxis pedagógica. Observou-se os destaques que ela faz aos fatores formadores que influenciam no processo de formação e autoformação. Por fim, concluiu-se que o pensamento de Edith Stein é relevante para os dias atuais, mas que é necessário ir além, adotando uma postura crítica que reconheça o contexto histórico em que foi escrito, em contraste com as realidades contemporâneas.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectPessoa Humanapt_BR
dc.subjectEdith Steinpt_BR
dc.titleEducação e formação humana: um olhar a partir da antropologia de Edith Stein.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3086415142595764pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxThe discussion about human formation has opened new possibilities for reflecting on the path that a human being must take to discover themselves. This paper proposes to discuss the contributions of the philosopher Edith Stein in the process of human formation and self-formation. Her thinking, although grounded in phenomenology, takes on characteristics unique to philosophical reflection. Based on the study of the selected works of the author and using a qualitative methodology, a bibliographic analysis was carried out from a phenomenological perspective. The study found that Edith Stein followed a singular path within phenomenology, characterizing and analyzing it in her own way. It was observed that the author develops her own anthropology, focused on pedagogical praxis. Attention was drawn to the formative factors she highlights, which influence the process of formation and self-formation. Finally, it was concluded that Edith Stein's thought is relevant to the present day, but it is necessary to go further by adopting a critical stance that recognizes the historical context in which it was written, in contrast with contemporary realities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-4399-6287pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Weslley Vandison de Freitas.pdf577,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons