Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59120
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Weslley Vandison de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T11:06:16Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T11:06:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Weslley Vandison de. Educação e formação humana: um olhar a partir da antropologia de Edith Stein. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59120 | - |
dc.description.abstract | A discussão sobre formação humana abriu novas possibilidades para refletir sobre o caminho que o ser humano deve percorrer para descobrir a si mesmo. Propõe-se aqui discutir as contribuições da filósofa Edith Stein no processo de formação e autoformação do ser humano. Seu pensamento, embora fundamentado na fenomenologia, assume características próprias da reflexão filosófica. A partir do estudo da obra selecionada da autora e com o uso de uma metodologia qualitativa, realizou-se uma análise bibliográfica numa perspectiva fenomenológica. O estudo constatou que Edith Stein trilhou um caminho singular dentro da fenomenologia, caracterizando e analisando-o à sua maneira. Constatou-se que a autora desenvolve uma antropologia própria, voltada para a práxis pedagógica. Observou-se os destaques que ela faz aos fatores formadores que influenciam no processo de formação e autoformação. Por fim, concluiu-se que o pensamento de Edith Stein é relevante para os dias atuais, mas que é necessário ir além, adotando uma postura crítica que reconheça o contexto histórico em que foi escrito, em contraste com as realidades contemporâneas. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Pessoa Humana | pt_BR |
dc.subject | Edith Stein | pt_BR |
dc.title | Educação e formação humana: um olhar a partir da antropologia de Edith Stein. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3086415142595764 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2640094533229805 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The discussion about human formation has opened new possibilities for reflecting on the path that a human being must take to discover themselves. This paper proposes to discuss the contributions of the philosopher Edith Stein in the process of human formation and self-formation. Her thinking, although grounded in phenomenology, takes on characteristics unique to philosophical reflection. Based on the study of the selected works of the author and using a qualitative methodology, a bibliographic analysis was carried out from a phenomenological perspective. The study found that Edith Stein followed a singular path within phenomenology, characterizing and analyzing it in her own way. It was observed that the author develops her own anthropology, focused on pedagogical praxis. Attention was drawn to the formative factors she highlights, which influence the process of formation and self-formation. Finally, it was concluded that Edith Stein's thought is relevant to the present day, but it is necessary to go further by adopting a critical stance that recognizes the historical context in which it was written, in contrast with contemporary realities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-4399-6287 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Weslley Vandison de Freitas.pdf | 577,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons