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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5907

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Bezerra De Menezes, Celmy pt_BR
dc.contributor.authorIres Nascimento Macedo, Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:42:21Z-
dc.date.available2014-06-12T17:42:21Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationIres Nascimento Macedo, Maria; Maria Bezerra De Menezes, Celmy. Remoção de enxofre na gasolina através de processos de adsorção utilizando Zeólita NiY. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5907-
dc.description.abstractAs pressões da sociedade por combustíveis de melhor qualidade e menos danosos ao meio ambiente têm conduzido agências de proteção ambiental, a tornar mais estritas as especificações de derivados de petróleo. O interesse em melhorar a qualidade da gasolina, com o propósito de seguir as leis ambientais e melhorar a eficiência dos motores automotivos, tem promovido o desenvolvimento e formulação de novos processos. A utilização da adsorção com aplicação prática de suas propriedades para separação e purificação de materiais de processos industriais é relativamente recente, e vem mostrando vantagens como um processo alternativo tanto do ponto de vista de custos como de seletividade para diversos processos, no caso, tratamento e purificação de emissões poluentes gasosos. No presente trabalho foram utilizados três adsorvente zeolíticos preparados a partir da zeólita NaY através de troca iônica com o sal NiCl2, sob agitação com controle de temperatura e pH. A troca foi efetuada de tal maneira que os adsorventes obtivessem 0,5%, 1% e 5% de níquel (NiO). A secagem foi efetuada em estufa a 120ºC durante 12 horas e a calcinação ocorreu em mufla a 500ºC por 1 hora. Os adsorvente foram caracterizados por espectrofometria de absorção atômica, difração de raios-X (XRD) e medida de área superficial por adsorção de N2. O adsorvente Ni (5%)Y apresentou melhor resultado com área de BET 687,88m2/g, área de microporos 639,78m2/g e área superficial externa de 50,1m2/g. Experimentos de equilíbrio e de cinética foram conduzidos em banho finito, processando-se a mistura sintética (com propanotiol como o contaminante e o ciclohexeno, como o hidrocarboneto), em presença dos adsorventes preparados. Paralelamente foram realizados estudos comparativos com um adsorvente comercial Selexsorb a fim de avaliar a melhor eficiência deste processo. Os dados experimentais das isotermas de equilíbrio foram ajustados com o modelo de Langmuir-Freudlich de segunda ordem para o adsorvente Ni (5%)Y, constante de equilíbrio 9,507x107 L/mg e constante de adsorção de 7,29x102 L/mg.h. O adsorvente comercial Selexsorb, de primeira ordem, apresentou constante de equilíbrio 1,010x103 L/mg e constante de adsorção 1,001x102 L/mg.hpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectZeólitaspt_BR
dc.subjectEnxofrept_BR
dc.subjectAdsorçãopt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.titleRemoção de enxofre na gasolina através de processos de adsorção utilizando Zeólita NiYpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Química

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