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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59059
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENESES, Janaina Moreira de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lucas de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T15:41:59Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T15:41:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas de Morais. Proposta de design de um sistema de banco de baterias para carro de fórmula SAE. 2024. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59059 | - |
dc.description.abstract | A utilização e desenvolvimento de carros elétricos tem sido impulsionados pela demanda por soluções mais sustentáveis e a necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes. Porém, o desenvolvimento das baterias para carros elétricos enfrenta grandes desafios, sendo os dois principais a baixa autonomia das baterias e o custo de aquisição muito elevado. Desafios estes que também tem sido obstáculos para o projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, Capibarib-E Racing, projeto esse voltado para concepção de carro do tipo monoposto para competição estudantil Fórmula SAE. Diante disso, o objeto desse trabalho é desenvolver o projeto conceitual de um banco de baterias para ser utilizado pela equipe na competição. Sendo necessário para isso, realizar dimensionamento da energia necessária para gerar a autonomia exigida para o modelo por meio de simulação computacional, via Optimum Lap, escolha de célula de bateria ideal e cálculos para atingir a tensão e corrente elétricas, por meio de planilhas eletrônicas, para atingir a demando dos motores e modelagem 3D de componentes mecânicos que acomodaram todas essas baterias, via Solidworks. Com isso, é possível desenvolver um modelo de banco de baterias que atende tanto às exigências do regulamento quanto aos requisitos dos testes práticos da competição. Se mostrando uma proposta viável para desenvolvimento e adaptação no projeto do carro. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acumulador | pt_BR |
dc.subject | Carro elétrico | pt_BR |
dc.subject | Bateria | pt_BR |
dc.subject | Fórmula SAE | pt_BR |
dc.subject | Modelagem 3D | pt_BR |
dc.title | Proposta de design de um sistema de banco de baterias para carro de fórmula SAE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0574035618533787 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use and development of electric cars have been driven by the demand for more sustainable solutions and the need to reduce the emission of polluting gases. However, the development of batteries for electric cars faces major challenges, the two main ones being the low autonomy of the batteries and the very high acquisition cost. These challenges have also been obstacles for the extension project of the Federal University of Pernambuco, Capibarib-E Racing, a project aimed at designing a single-seater car for the Formula SAE student competition. In view of this, the objective of this work was to develop the conceptual design of a battery bank to be used by the team in the competition. Using computer simulation via Optimum Lap to dimension the energy needed to generate the autonomy required for the model, electronic spreadsheets to choose the ideal battery cell, and calculations to achieve the electrical voltage and current, according to the arrangement of the electrical connections of the cells, to meet the demand of the engines that the team has and 3D modeling, via solidworks, to design the mechanical components that accommodate all these batteries. This made it possible to develop a battery bank model that meets both the requirements of the regulations and the requirements of the competition’s practical tests. This proved to be a viable proposal for development and adaptation in the car’s design. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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