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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorCABRAL, Rebeca Santos-
dc.date.accessioned2024-12-03T12:29:02Z-
dc.date.available2024-12-03T12:29:02Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2024-12-02-
dc.identifier.citationCABRAL, Rebeca Santos. O direito ao letramento literário: as ações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental para a formação de leitores. 2024. Trabalho de Conslusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59043-
dc.description.abstractConsiderando que o direito ao letramento literário constitui a base deste estudo, tivemos, de modo geral, o objetivo investigar as ações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas municipais das cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE e Altinho - PE, a fim de efetivar o letramento literário de seus estudantes e assegurar o direito à literatura. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, usando como procedimento a entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 6 professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo uma delas regente de uma turma multisseriada. Os resultados evidenciaram, de modo geral, que a leitura deleite constitui uma das ações das professoras para a formação do leitor literário, embora, por vezes, apareça subordinada ao processo de alfabetização. Quanto aos espaços de promoção da leitura literária, constatamos que existia biblioteca na escola onde atuavam a maioria das professoras participantes do estudo, mas essas docentes compartilharam algumas ressalvas em relação ao uso desse espaço. No caso da escola da professora de turma multisseriada, havia apenas cantinho da leitura.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleO Direito ao letramento literário: as ações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental para a formação de leitores.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5054264073350967pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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