Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59043
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | CABRAL, Rebeca Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T12:29:02Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T12:29:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Rebeca Santos. O direito ao letramento literário: as ações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental para a formação de leitores. 2024. Trabalho de Conslusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59043 | - |
dc.description.abstract | Considerando que o direito ao letramento literário constitui a base deste estudo, tivemos, de modo geral, o objetivo investigar as ações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas municipais das cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE e Altinho - PE, a fim de efetivar o letramento literário de seus estudantes e assegurar o direito à literatura. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, usando como procedimento a entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 6 professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo uma delas regente de uma turma multisseriada. Os resultados evidenciaram, de modo geral, que a leitura deleite constitui uma das ações das professoras para a formação do leitor literário, embora, por vezes, apareça subordinada ao processo de alfabetização. Quanto aos espaços de promoção da leitura literária, constatamos que existia biblioteca na escola onde atuavam a maioria das professoras participantes do estudo, mas essas docentes compartilharam algumas ressalvas em relação ao uso desse espaço. No caso da escola da professora de turma multisseriada, havia apenas cantinho da leitura. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | O Direito ao letramento literário: as ações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental para a formação de leitores. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5054264073350967 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rebeca Santos Cabral.docx.pdf | TCC Rebeca Santos Cabral | 294,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons