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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59003

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGENTILI, Pablo-
dc.date.accessioned2024-11-28T13:58:56Z-
dc.date.available2024-11-28T13:58:56Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationGENTILI, Pablo. O Direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, set./dez. 2009. p. 1059-1079. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59003-
dc.description[Todas as notas de rodapé, estão no final do texto]pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo analisa o complexo processo de produção social da exclusão e seus efeitos no direito à educação. O autor descreve e interpreta três dinâmicas que interferem na realização desse direito nos países da América Latina e no Caribe: a pobreza e a desigualdade estruturais; a segmentação e a diferenciação dos sistemas nacionais de educação; e os sentidos que assume o direito à educação, numa cultura política marcada pelo desprezo aos direitos humanos e pela redução do valor da escolaridade aos efeitos que ela tem na concorrência pelos melhores postos no mercado de trabalho. O texto propõe redefinir a radicalidade do direito à educação como um direito humano fundamental, base para a construção de sociedades mais justas e igualitárias.pt_BR
dc.format.extentp. 1059-1079pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectExclusão social e educaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanos e educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacional na América Latinapt_BR
dc.subjectSistemas nacionais de educaçãopt_BR
dc.titleO Direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latinapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2009-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.cityCampinaspt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Sociais Aplicadas

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Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GENTILI. O direito a educação e as dinâmicas. p.1059-1079.pdf
  Acesso restrito
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