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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/589
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELLO, Sérgio Carvalho Benício de | pt_BR |
dc.contributor.author | SOUZA, Angela Cristina Rocha de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:03:53Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:03:53Z | |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Cristina Rocha de Souza, Angela; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Circuito da Cultura e a estruturação de um discurso: fazendo sentido do vinho do Vale do São Francisco. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/589 | |
dc.description.abstract | Considerando a crescente importância da cultura para os negócios e que as práticas sociais são culturais, envolvendo a produção de sentidos, adotamos a abordagem dos estudos culturais e o circuito da cultura, para compreender os sentidos dominantes nas práticas sociais realizadas na produção, circulação e recepção de um produto cultural. Para isso, utilizamos um caso ilustrativo, o vinho do Vale do São Francisco, oriundo de uma região situada no Nordeste do Brasil. A partir dos discursos dos agentes da vitivinicultura do Vale que constituíram o corpus da pesquisa, teorizamos sobre o processo de desenvolvimento desses vinhos. Alguns significados encontrados para a produção foram: mudança de paradigma, pioneirismo, inovação. Quanto ao consumo, vinhos pouco conhecidos e que estão melhorando. Imagens positivas e negativas desses produtos convivem no imaginário da sociedade. O preconceito é a regulação social imposta ao consumo destes vinhos. Da articulação intrínseca ao circuito da cultura surgem os sentidos para os vinhos do Vale. Para a produção, os vinhos produzidos são adequados ao paladar de um público que, em sua maioria não tem capital cultural. A circulação vê esses vinhos como algo insólito, mas consideram que eles precisam ser melhorados, enquanto a recepção não os reconhece ou os associa a média ou baixa qualidade. A produção vem desenvolvendo novas práticas, diferentes daquelas do Velho e do Novo Mundo, demonstrando sua flexibilidade para produzir vinho, mesmo sem tecnologia, cultura e savoir-faire desenvolvidos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vinho | pt_BR |
dc.subject | Desconstrução | pt_BR |
dc.subject | Teoria do discurso | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.title | Circuito da Cultura e a estruturação de um discurso: fazendo sentido do vinho do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Administração |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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