Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58997

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Guilherme Ranoya Seixas-
dc.contributor.authorDIAS, Debora Heloisa Montenegro-
dc.date.accessioned2024-11-27T20:55:43Z-
dc.date.available2024-11-27T20:55:43Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-11-27-
dc.identifier.citationDIAS, Debora Heloisa Montenegro. UX Design: Análise inicial sobre as dificuldades encontradas por designers que desejam atuar na área de experiência do usuário. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58997-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda as principais dificuldades enfrentadas por designers que desejam ingressar na área de UX Design. O estudo parte de uma considerável demanda por esses profissionais no mercado, sem que haja uma oferta equivalente de formação acadêmica específica. A pesquisa foi desenvolvida através de uma revisão de literatura sobre o UX Design e entrevistas com 13 profissionais da área em diversas regiões do Brasil, buscando mapear desafios desde a formação até a prática profissional. Os resultados indicam que há uma ênfase excessiva no aprendizado de ferramentas em detrimento de competências estratégicas e metodológicas mais amplas, além da dificuldade de encontrar mentoria e oportunidades práticas. Além disso, foi identificado um desalinhamento entre as exigências do mercado e as competências ensinadas, resultando em frustração para muitos profissionais iniciantes. Por fim, o estudo sugere a necessidade de uma maior integração entre a formação teórica e as demandas reais do mercado, bem como uma valorização de projetos pessoais e trabalhos voluntários como forma de experiência prática.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUX Designpt_BR
dc.subjectDificuldades profissionaispt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleUX Design: Análise inicial sobre as dificuldades encontradas por designers que desejam atuar na área de Experiência do Usuáriopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8455400024257510pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1249288637916190pt_BR
dc.description.abstractxThis work addresses the main challenges faced by designers who wish to enter the UX Design field. The study is based on a considerable demand for these professionals in the market, without there being an equivalent offer of specific academic training. The research was developed through a literature review on UX Design and interviews with 13 professionals from different regions of Brazil, aiming to map challenges from education to professional practice. The results indicate an excessive focus on learning tools to the detriment of broader strategic and methodological skills, as well as difficulties in finding mentorship and practical opportunities. Additionally, there is a misalignment between market demands and the skills taught, leading to frustration for many beginners. The study suggests a need for greater integration between theoretical education and market demands, as well as recognition of personal projects and volunteer work as forms of practical experience.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Debora Heloisa Montenegro Dias.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons