Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58995
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Andre Mauricio Melo | - |
dc.contributor.author | LIMA, Luiz Gustavo Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T16:19:25Z | - |
dc.date.available | 2024-11-27T16:19:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, LUIZ GUSTAVO MELO | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58995 | - |
dc.description.abstract | O ensino de biologia floral para alunos cegos e com baixa visão representa desafios únicos, exigindo adaptações e abordagens inclusivas. A morfologia floral é essencial para compreensão das plantas e pode ser abordada a partir de recursos táteis, permitindo que os alunos explorem asestruturas das flores de maneira prática e permitindo um ensino aprendizagem significativo paraos alunos com deficiências visuais. Com isso, nosso projeto objetivou desenvolver um modelo didático de morfologia floral de angiospermas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagemde alunos com deficiência visual. Para isso, delimitamos 3 etapas para realização do nosso projeto,consistindo em compreender as dificuldades encontradas por alunos cegos e com baixa visão no ensino de botânica e, especificamente, no ensino de biologia floral. Em seguida, realizamos um levantamento dos modelos didáticos propostos para o ensino de botânica com base na literatura disponível, e por último, realizamos a construção de um modelo didático tátil de morfologia floralpara alunos cegos e com baixa visão. Nosso modelo didático pode ser eficaz para a implementaçãono ensino de biologia floral, servindo como um recurso valioso que permite aos alunos compreender conceitos que, muitas vezes, podem parecer abstratos sem o uso de materiais adaptados. Com a utilização desse modelo, buscamos promover um aprendizado mais acessível esignificativo, contribuindo para a inclusão educacional desses alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Biologia floral | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.title | Modelo didático sobre morfologia floral para alunos cegos e com baixa visão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5120259253307314 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of floral biology for blind and visually impaired students presents unique challenges, requiring adaptations and inclusive approaches. Floral morphology is essential for understanding plants and can be addressed using tactile resources, allowing students to explore the structures of flowers in a practical way and facilitating meaningful teaching and learning for students with visual impairments. Therefore, our project aimed to develop a didactic model of floral morphology of angiosperms to assist in the teaching and learning process for visually impaired students. To achievethis, we defined three stagesfor our project, consisting of understanding the difficulties faced by blindand visually impaired students in botany education, specifically in the teaching of floral biology. Next,we conducted a survey of the didactic models proposed for teaching botany based on available literature, and finally, we constructed a tactile didactic model of floral morphology for blind and visually impaired students. Our didactic model may be effective for implementation in the teaching of floral biology, serving as a valuable resource that enables students to grasp concepts that often seem abstract without the use of adapted materials. By utilizing this model, we aim to promote moreaccessible and meaningful learning, contributing to the educational inclusion of these students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | NÚCLEO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LUIZ GUSTAVO MELO DE LIMA (2).pdf | 559,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons