Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58953
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Cacilda Soares de | - |
dc.contributor.author | MOTA, Ariane Santos Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T19:20:37Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T19:20:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-16 | - |
dc.identifier.citation | MOTA. Ariane Santos Barbosa da. Metodologias ativas de ensino aprendizagem em cursos de graduação em ciências contábeis: um estudo bibliométrico de produções científicas publicadas pela capes no período de 2019 a 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58953 | - |
dc.description.abstract | As metodologias ativas podem representar uma aplicação de ensino e aprendizagem, destacando um novo caminho para a educação de qualidade, participativa e estimulante, podendo ser aplicada em diversos níveis da educação. O presente trabalho mapeia e estrutura as publicações de estudos da plataforma CAPES no recorte temporal de 2019 a 2023 que exploram a aplicação dessas metodologias ao longo da formação dos estudantes de Ciências Contábeis, proporcionando uma visão abrangente das abordagens utilizadas. Este estudo tem como objetivo identificar as Metodologias Ativas adotadas aplicada em produções científicas, do ensino da graduação de ciências contábeis, publicadas na plataforma CAPES, durante o período de 2019 a 2023, a partir de métodos bibliométricos, com a natureza de abordagem qualitativa descritiva. Os resultados revelaram que as metodologias de problematização, metodologias que enfatizam a aprendizagem na atividade de casos aplicáveis ao assunto estudado, predominam neste ambiente educacional, evidenciando uma tendência em direção a práticas que fomentam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e na interação com os conteúdos abordados. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas de ensino aprendizagem em cursos de graduação em ciências contábeis: um estudo bibliométrico de produções científicas publicadas pela capes no período de 2019 a 2023 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1552411299073876 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Active methodologies can represent an approach to teaching and learning, highlighting a new path towards quality, participatory, and stimulating education, and can be applied across various educational levels. This paper maps and structures the publications of studies from the CAPES platform for the period from 2019 to 2023 that explore the application of these methodologies throughout the training of Accounting students, providing a comprehensive view of the approaches used. The study aims to identify the Active Methodologies adopted in scientific productions of undergraduate accounting education published on the CAPES platform between 2019 and 2023, using bibliometric methods with a qualitative descriptive approach. The results revealed that problematization methodologies, and methodologies that emphasize learning through case activities applicable to the subject studied, predominate in this educational environment, highlighting a trend towards practices that promote active student participation in the learning process and interaction with the covered content. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ariane Santos Barbosa da Mota.pdf | 996,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons