Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58953

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Cacilda Soares de-
dc.contributor.authorMOTA, Ariane Santos Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-11-25T19:20:37Z-
dc.date.available2024-11-25T19:20:37Z-
dc.date.issued2024-09-05-
dc.date.submitted2024-11-16-
dc.identifier.citationMOTA. Ariane Santos Barbosa da. Metodologias ativas de ensino aprendizagem em cursos de graduação em ciências contábeis: um estudo bibliométrico de produções científicas publicadas pela capes no período de 2019 a 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58953-
dc.description.abstractAs metodologias ativas podem representar uma aplicação de ensino e aprendizagem, destacando um novo caminho para a educação de qualidade, participativa e estimulante, podendo ser aplicada em diversos níveis da educação. O presente trabalho mapeia e estrutura as publicações de estudos da plataforma CAPES no recorte temporal de 2019 a 2023 que exploram a aplicação dessas metodologias ao longo da formação dos estudantes de Ciências Contábeis, proporcionando uma visão abrangente das abordagens utilizadas. Este estudo tem como objetivo identificar as Metodologias Ativas adotadas aplicada em produções científicas, do ensino da graduação de ciências contábeis, publicadas na plataforma CAPES, durante o período de 2019 a 2023, a partir de métodos bibliométricos, com a natureza de abordagem qualitativa descritiva. Os resultados revelaram que as metodologias de problematização, metodologias que enfatizam a aprendizagem na atividade de casos aplicáveis ao assunto estudado, predominam neste ambiente educacional, evidenciando uma tendência em direção a práticas que fomentam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e na interação com os conteúdos abordados.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleMetodologias ativas de ensino aprendizagem em cursos de graduação em ciências contábeis: um estudo bibliométrico de produções científicas publicadas pela capes no período de 2019 a 2023pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1552411299073876pt_BR
dc.description.abstractxActive methodologies can represent an approach to teaching and learning, highlighting a new path towards quality, participatory, and stimulating education, and can be applied across various educational levels. This paper maps and structures the publications of studies from the CAPES platform for the period from 2019 to 2023 that explore the application of these methodologies throughout the training of Accounting students, providing a comprehensive view of the approaches used. The study aims to identify the Active Methodologies adopted in scientific productions of undergraduate accounting education published on the CAPES platform between 2019 and 2023, using bibliometric methods with a qualitative descriptive approach. The results revealed that problematization methodologies, and methodologies that emphasize learning through case activities applicable to the subject studied, predominate in this educational environment, highlighting a trend towards practices that promote active student participation in the learning process and interaction with the covered content.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ariane Santos Barbosa da Mota.pdf996,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons