Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5893

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Adiel Teixeira de
dc.contributor.authorCYSNEIROS, João Maurício Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:42:18Z
dc.date.available2014-06-12T17:42:18Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationMaurício Guimarães Cysneiros, João; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Proposta de indicadores de desempenho para gestão da manutenção numa empresa metroviária. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5893
dc.description.abstractA visão moderna de gestão considera que a organização deve atender as necessidades de vários interessados: os clientes, os acionistas, os funcionários e a sociedade. Como conseqüência, deve avaliar o seu resultados em várias perspectivas, além da financeira, considerando também aspectos relativos à responsabilidade pública, inovação, ambiente organizacional, relacionamento com fornecedores etc. A função manutenção também tem evoluído ao longo do tempo e é constantemente solicitada a dar a sua contribuição para a melhoria dos resultados da organização em vários aspectos, além daquelas responsabilidades que no passado lhes eram atribuídas. A avaliação e medição de desempenho é um mecanismo de apoio à gestão no sentido de controlar e melhorar os resultados. Os sistemas de avaliação de desempenho empregados pela maioria das organizações utilizam indicadores, ou seja, variáveis representativas dos processos que permitem quantificar seus resultados e compará-los com padrões esperados. Estes indicadores, alinhados com a estratégia e considerando as várias perspectivas que representam as partes interessadas na organização, podem contribuir para que o processo de tomada de decisão tenha como suporte informações mais significativas, tornando-o menos subjetivo e permitindo adequar os processos à estratégia e à realidade em que a organização se encontra. O objetivo deste trabalho é a proposição de um conjunto de indicadores de desempenho, relacionados à manutenção de uma empresa de transporte público de passageiros sobre trilhos, fundamentado em metodologias conhecidas, que possibilite aos gerentes informações que os auxiliem a aprimorar os seus processos e a comparar-se com outros referenciais pertinentes. Esta dissertação apresenta, também, um estudo de algumas abordagens relacionadas ao tema e a métrica dos indicadores de desempenho propostospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpresa de transporte público de passageiros sobre trilhospt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.titleProposta de indicadores de desempenho para gestão da manutenção numa empresa metroviáriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7430_1.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons