Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58929

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENDES, Carlos Henrique Tavares-
dc.contributor.authorREGO-ALBUQUERQUE, Natacha Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-11-25T11:55:48Z-
dc.date.available2024-11-25T11:55:48Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2024-10-01-
dc.identifier.citationREGO-ALBUQUERQUE, Natacha Rodrigues. Influência de Fatores Socioeconômicos na Percepção de Risco Em Relação às Emergências Climáticas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58929-
dc.description8,11pt_BR
dc.description.abstractA mudança do clima tem causado eventos climáticos extremos responsável por danos significativos e variados ao redor do mundo. No entanto o risco associado às mudanças climáticas varia em função de fatores socioeconômicos. De forma que compreender como isso acontece fornece maiores informações sobre como podemos lidar com o problema. Com isso, o presente estudo investigou como a renda e a educação influenciam na percepção de risco quanto às emergências climáticas do brasileiro. Para isso foi usado o protocolo de Van der Linden (2015) que explica 68% dessa variação com os domínios sociodemográfico, afetivo-experiencial, sociocultural e cognitivo. Acreditamos que a menor renda e a o maior nível educacional serão responsáveis pelos maiores índices de percepção nos quatro domínios. O protocolo foi aplicado por meio de uma plataforma online com os questionários além de aspectos éticos e legais. Após a coleta de 280 formulário, as informações foram analisas por meio da Função CLM (Cumulative Link Model) com “renda” e “nível educacional” como variáveis preditoras e uma escala de concordância como variável ordinal. A renda não foi significativa em nenhum dos construtos e o nível educacional no domínio sociodemográfico e sociocultural. Os resultados destacam como a educação formal influencia na socialização do risco, fortalecendo a importância do investimento em educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEventos extremospt_BR
dc.subjectRenda e educaçãopt_BR
dc.subjectSocialização do riscopt_BR
dc.titleInfluência de fatores socioeconômicos na percepção de risco em relação às emergências climáticaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALBUQUERQUE, Ulysses Paulino-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3753930834155835pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8247545543034938pt_BR
dc.description.abstractxClimate change has caused extreme weather events responsible for significant and varied damage around the world. However, the risk associated with climate change varies depending on socioeconomic factors. Understanding how this happens provides greater insights into how we can address the issue. Thus, the present study investigated how income and education influence the perception of climate emergency risks among Brazilians. For this, we used Van der Linden's (2015) protocol, which explains 68% of this variation through sociodemographic, affective-experiential, sociocultural, and cognitive domains. We hypothesized that lower income and higher education levels would be associated with higher perception rates across the four domains. The protocol was applied through an online platform with questionnaires, including ethical and legal considerations. After collecting 280 forms, the data were analyzed using the CLM (Cumulative Link Model) function, with "income" and "education level" as predictor variables and an agreement scale as the ordinal variable. Income was not significant in any of the constructs, while education level was significant in the sociodemographic and sociocultural domains. The results highlight how formal education influences the socialization of risk, strengthening the importance of investment in education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CB-DBT) - Departamento de Botânicapt_BR
dc.degree.graduation::CB-Curso de Bacharelado em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9499667962973167pt_BR
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_REGOALBUQUERQUE, Natacha.pdf719,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons