Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58929
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENDES, Carlos Henrique Tavares | - |
dc.contributor.author | REGO-ALBUQUERQUE, Natacha Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T11:55:48Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T11:55:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-01 | - |
dc.identifier.citation | REGO-ALBUQUERQUE, Natacha Rodrigues. Influência de Fatores Socioeconômicos na Percepção de Risco Em Relação às Emergências Climáticas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58929 | - |
dc.description | 8,11 | pt_BR |
dc.description.abstract | A mudança do clima tem causado eventos climáticos extremos responsável por danos significativos e variados ao redor do mundo. No entanto o risco associado às mudanças climáticas varia em função de fatores socioeconômicos. De forma que compreender como isso acontece fornece maiores informações sobre como podemos lidar com o problema. Com isso, o presente estudo investigou como a renda e a educação influenciam na percepção de risco quanto às emergências climáticas do brasileiro. Para isso foi usado o protocolo de Van der Linden (2015) que explica 68% dessa variação com os domínios sociodemográfico, afetivo-experiencial, sociocultural e cognitivo. Acreditamos que a menor renda e a o maior nível educacional serão responsáveis pelos maiores índices de percepção nos quatro domínios. O protocolo foi aplicado por meio de uma plataforma online com os questionários além de aspectos éticos e legais. Após a coleta de 280 formulário, as informações foram analisas por meio da Função CLM (Cumulative Link Model) com “renda” e “nível educacional” como variáveis preditoras e uma escala de concordância como variável ordinal. A renda não foi significativa em nenhum dos construtos e o nível educacional no domínio sociodemográfico e sociocultural. Os resultados destacam como a educação formal influencia na socialização do risco, fortalecendo a importância do investimento em educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Eventos extremos | pt_BR |
dc.subject | Renda e educação | pt_BR |
dc.subject | Socialização do risco | pt_BR |
dc.title | Influência de fatores socioeconômicos na percepção de risco em relação às emergências climáticas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3753930834155835 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8247545543034938 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Climate change has caused extreme weather events responsible for significant and varied damage around the world. However, the risk associated with climate change varies depending on socioeconomic factors. Understanding how this happens provides greater insights into how we can address the issue. Thus, the present study investigated how income and education influence the perception of climate emergency risks among Brazilians. For this, we used Van der Linden's (2015) protocol, which explains 68% of this variation through sociodemographic, affective-experiential, sociocultural, and cognitive domains. We hypothesized that lower income and higher education levels would be associated with higher perception rates across the four domains. The protocol was applied through an online platform with questionnaires, including ethical and legal considerations. After collecting 280 forms, the data were analyzed using the CLM (Cumulative Link Model) function, with "income" and "education level" as predictor variables and an agreement scale as the ordinal variable. Income was not significant in any of the constructs, while education level was significant in the sociodemographic and sociocultural domains. The results highlight how formal education influences the socialization of risk, strengthening the importance of investment in education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CB-DBT) - Departamento de Botânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CB-Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9499667962973167 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_REGOALBUQUERQUE, Natacha.pdf | 719,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons