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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58883

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor-
dc.contributor.authorREIS, Rafaella do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-11-19T17:55:33Z-
dc.date.available2024-11-19T17:55:33Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2024-11-11-
dc.identifier.citationREIS, Rafaella do Nascimento. Tecnologias educacionais como estratégia para o letramento em saúde de criança em tratamento oncológico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58883-
dc.description.abstractIntrodução: O uso de tecnologias educativas voltadas para o letramento em saúde infantil pode contribuir para um cuidado mais humanizado e participativo das crianças e suas famílias, facilitando a compreensão e enfrentamento do processo de cura e tratamento. Objetivo: Esta revisão integrativa tem como objetivo identificar na literatura científica as tecnologias educacionais usadas como estratégia para o letramento em saúde de crianças em tratamento oncológico. Metodologia: A coleta de dados foi realizada nas bases ERIC, BVS, MEDLINE/PubMed, SCOPUS, APA PsycInfo e Web of Science no período de janeiro de 2024. Foram identificados 7.544 estudos, dos quais 12 foram incluídos na revisão. Foram incluídos artigos que abordassem tecnologias de letramento voltadas para crianças de 0 à 12 anos com câncer ou em recuperação da doença. Foram excluídos artigos voltados apenas para pais e profissionais ou que não tivessem foco no letramento em saúde. Resultado: Os resultados mostraram que as tecnologias diminuíram a ansiedade antes de procedimentos, reduziram os efeitos colaterais da quimioterapia, melhoraram a qualidade de vida e o conhecimento das crianças e suas famílias sobre o câncer, além de facilitar a comunicação com a equipe de saúde. As tecnologias também beneficiaram sobreviventes e profissionais de saúde, destacando a importância do acompanhamento pós-tratamento. Discussão: As tecnologias educacionais visavam o letramento em saúde das crianças e familiares sobre a doença, procedimentos, sintomas e efeitos colaterais, além de buscar melhorar a qualidade de vida. Conclusão: A revisão destacou a eficácia das tecnologias no tratamento oncológico pediátrico, as principais tecnologias foram: Sites, vídeos, livros, jogos e realidade virtual mostrando impactos positivos. A continuidade das pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias adaptáveis são essenciais para otimizar o cuidado e apoio durante o tratamento.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectOncologia pediátricapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleTecnologias educacionais como estratégia para o letramento em saúde de criança em tratamento oncológicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOARES, Adélia Karla Falcão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6166068476069522pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0083975903990723pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The use of educational technologies aimed at child health literacy can contribute to more humanized and participatory care for children and their families, facilitating understanding and coping with the healing and treatment process. Objective: This integrative review aims to identify in the scientific literature the educational technologies used as a strategy for health literacy among children undergoing cancer treatment. Methodology: Data collection was conducted in the ERIC, BVS, MEDLINE/PubMed, SCOPUS, APA PsycInfo, and Web of Science databases in January 2024. A total of 7,544 studies were identified, of which 12 were included in the review. Articles that addressed literacy technologies aimed at children aged 0 to 12 years with cancer or in recovery from the disease were included. Articles focused solely on parents and professionals, or that did not focus on health literacy, were excluded. Results: The findings showed that the technologies reduced anxiety before procedures, minimized chemotherapy side effects, improved the quality of life, and enhanced the knowledge of children and their families about cancer, in addition to facilitating communication with the healthcare team. The technologies also benefited survivors and healthcare professionals, highlighting the importance of post-treatment follow-up. Discussion: The educational technologies aimed to improve health literacy for children and families regarding the disease, procedures, symptoms, and side effects, while also seeking to enhance quality of life. Conclusion: The review highlighted the effectiveness of technologies in pediatric oncology treatment. The main technologies identified were websites, videos, books, games, and virtual reality, all showing positive impacts. Continued research and the development of adaptable technologies are essential for optimizing care and support during treatment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377065164225019pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

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