Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58868

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do-
dc.contributor.authorVIEIRA, Romualda Mirdes de Figueiroa-
dc.date.accessioned2024-11-19T14:42:46Z-
dc.date.available2024-11-19T14:42:46Z-
dc.date.issued2024-08-06-
dc.identifier.citationVIEIRA, Romualda Mirdes de Figueiroa. A sexualidade na BNCC/EM e no currículo de Pernambuco/em: há espaço para uma prática filosófica?. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58868-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade de uma prática filosófica com o tema da sexualidade no Ensino Médio. Para tanto, será imprescindível analisar a BNCC e o Referencial Curricular para o Ensino Médio de Pernambuco com o intuito de identificar se a sexualidade está contemplada nesses documentos, particularmente no componente curricular de Filosofia. Pretende-se, assim, desenvolver uma prática filosófica centrada na sexualidade, utilizando como referencial teórico o filósofo Michel Foucault e seus conceitos de biopoder, disciplina e sexualidade. A pesquisa prática envolveu uma intervenção na Escola Estadual Jesuína Pereira Rêgo, em Caruaru, Pernambuco, composta por nove etapas de discussões e atividades investigativas. Foram introduzidos conceitos de sexualidade, disciplina e biopoder para fomentar uma compreensão reflexiva, inclusiva e crítica entre os alunos. Essa intervenção demonstrou como a Filosofia pode desempenhar um papel significativo na educação sexual do Ensino Médio, promovendo o respeito à diversidade e combatendo a discriminação e a violência nas instituições de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiopoderpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleA sexualidade na BNCC/EM e no currículo de Pernambuco/em : há espaço para uma prática filosófica?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3836302511670207pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to investigate the viability of a philosophical practice with the theme of sexuality in high school. To this end, it will be essential to analyze the BNCC and the Pernambuco Curricular Reference for High School Education, in order to identify whether sexuality is included in these documents, particularly in the Philosophy curricular component. The aim is, therefore, to develop a philosophical practice centered on sexuality, using the philosopher Michel Foucault and his concepts of biopower, discipline and sexuality as a theoretical reference. The practical research involved an intervention at the Jesuína Pereira Rêgo State School, in Caruaru, Pernambuco, consisting of eight stages of discussions and investigative activities. Concepts of sexuality, discipline and biopower were introduced to foster a reflective, inclusive and critical understanding among students. This intervention demonstrated how Philosophy can play a significant role in high school sexual education, promoting respect for diversity and combating discrimination and violence in educational institutions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Romualda Mirdes de Figueiroa Vieira.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons