Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58866
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marta Midian Lourenço da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T22:42:55Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T22:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | DEMÉTRIO, Renata Amorim; SILVA, Marta Midian Lourenço da. Processos interativos entre criança-educador-ambiente e os cuidados em saúde no contexto da creche. 2024. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58866 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Processos interativos podem ser definidos como a construção de relacionamentos interpessoais em um determinado contexto social, que contribui na integração de conhecimentos e experiências. Por conseguinte, o cuidado em saúde na creche, está relacionado a um processo dinâmico, influenciado por fatores multidimensionais que incluem aspectos orgânicos, emocionais, ambientais, intelectuais e comunitários. Objetivo: Analisar o cotidiano dos processos interativos vivenciados entre educador-criança-ambiente e os cuidados em saúde no contexto da creche. Método: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo realizado em uma creche municipal de Recife–PE no período de junho a setembro de 2023. A população do estudo foi composta por 33 educadores infantis durante a rotina de atividades educativas e de cuidados junto às crianças. A coleta de dados foi realizada através da técnica de observação sistemática não participativa, mediante um roteiro de observação. Os dados coletados foram submetidos ao método de Análise Temática Indutiva proposta por Braun e Clarke com auxílio do software NVivo®. Resultados: A análise dos dados originou oito categorias temáticas: estrutura física da creche; condições de higiene do ambiente, profissionais e crianças; rotina de alimentação na creche; momento de descanso das crianças; estratégias e recursos educacionais; comunicação entre os profissionais e a família; processos interativos entre educador-criança-ambiente; medidas de segurança e proteção do ambiente. A maioria dos educadores demonstrou boa interação com as crianças no ambiente da creche, contudo, foram identificadas abordagens autoritárias e métodos de punição não institucionalizados. Outrossim, o ambiente da creche favorece a execução de atividades interativas, por dispor de salas temáticas amplas e área de convivência, que são elementos didáticos importantes para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Ademais, observou-se um baixo nível de compreensão por parte dos educadores, sobre a importância dos cuidados a criança, como medidas para prevenção de agravos à saúde. Conclusão: Os achados sugerem a necessidade de oferta regular de Educação Permanente que abordem temáticas voltadas à promoção do desenvolvimento infantil, mediação de conflitos, apego seguro, práticas positivas de disciplina e cuidados em saúde. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Educador | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Saúde da criança | pt_BR |
dc.title | Processos interativos entre criança-educador-ambiente e os cuidados em saúde no contexto da creche | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOUZA, Gracielly Karine Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1078834978079786 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9401117371265995 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8814068290329233 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Interactive processes can be defined as the construction of interpersonal relationships in a given social context, which contributes to the integration of knowledge and experiences. Therefore, health care in daycare centers is related to a dynamic process, influenced by multidimensional factors that include organic, emotional, environmental, intellectual and community aspects. Objective: To analyze the daily interactive processes experienced between educator-child-environment and health care in the context of daycare. Method: This is a qualitative descriptive study carried out in a municipal daycare center in Recife – PE from June to September 2023. The study population was made up of 33 early childhood educators during their routine educational and care activities with children . Data collection was carried out using the non-participatory systematic observation technique, using an observation script. The collected data was submitted to the Inductive Thematic Analysis method proposed by Braun and Clarke with the aid of NVivo® software. Results: Data analysis resulted in eight thematic categories: physical structure of the daycare center; hygiene conditions of the environment, professionals and children; feeding routine at daycare; time for children to rest; educational strategies and resources; communication between professionals and the family; interactive processes between educator-child-environment; safety and environmental protection measures. Most educators demonstrated good interaction with children in the daycare environment, however, authoritarian approaches and non-institutionalized punishment methods were identified. Furthermore, the daycare environment favors the execution of interactive activities, as it has large themed rooms and a common area, which are important teaching elements for the child's cognitive and motor development. Furthermore, there was a low level of understanding on the part of educators about the importance of child care, as measures to prevent health problems. Conclusion: The findings suggest the need for regular provision of Continuing Education that addresses themes aimed at promoting child development, conflict mediation, secure attachment, positive discipline practices and health care. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7285667167841853 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-3317-4458 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0002-6875-5306 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Renata Amorim Demétrio e Marta Midian Lourenço da Silva.pdf Artículo embargado hasta 2025-11-08 | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons