Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58845

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANDRONI, Carlos-
dc.contributor.authorBARBOSA, Maria Cristina-
dc.date.accessioned2024-11-18T15:20:05Z-
dc.date.available2024-11-18T15:20:05Z-
dc.date.issued2019-01-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Cristina. Reisado, o Encanto de Caraíbas (Arcoverde – PE): música, memória e identidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58845-
dc.description.abstractEsta pesquisa se constituiu no campo da etnomusicologia por uma fundamentação epistemológica interdisciplinar na qual a produção de etnografias musicais se constrói por diversas abordagens, para além de uma análise unilateral e descritiva de registros sonoros. Por entender que a música acontece por meio de processos musicais, corporais, socioculturais e políticos mobilizados pelos seus agentes em interação com o meio. A metodologia adotada foi a da pesquisa-ação participativa, de caráter teórico- empírico que capacitou os integrantes do Reisado Encanto de Caraíbas (de Arcoverde, Pernambuco) a atuarem como pesquisadores (as) em uma experiência de pesquisa colaborativa que resultou na elaboração da etnografia das práticas culturais de sua própria comunidade. Utilizou-se também do trabalho da história oral no qual o arquivo de som e imagem referente ao grupo de Reisado em estudo, teve seu conjunto de entrevistas, vídeos e fotografias organizado, compartilhado e estudado com base em um conceito-chave chamado “lugar de memória” que legitima que a formação de um acervo musicológico pode funcionar como um espaço físico material fazendo uso do suporte tecnológico para abrigar uma memória coletiva imaterial. Os resultados comprovam que o arquivo de pesquisa qualificado como um acervo musicológico possui em si mesmo, uma dupla função: simbólica, no sentido de evidenciar que o Reisado é uma prática cultural que sustenta a memória social do povo de Caraíbas; e uma função sociocultural, na perspectiva de que no arquivo de pesquisa constam registrados acontecimentos, histórias de pessoas e lugares que realmente existiram, cujas “provas” podemos encontrar neste “lugar de memória”. E que a pesquisa etnomusicológica pode, sim, representar um caminho provável para a construção de um processo de formação de conhecimento que seja socioeducativo, colaborativo e, por isso mesmo, mais significativo para todos os participantes da pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReisadopt_BR
dc.subjectAcervo musicológicopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectEtnografia musicalpt_BR
dc.subjectRegistros sonorospt_BR
dc.titleReisado, o Encanto de Caraíbas (Arcoverde – PE) : música, memória e identidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMARQUES, Francisca Helena-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2096219243191159pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis research stems from the field of ethnomusicology through an interdisciplinary epistemological foundation, in which the production of musical ethnographies is built by different approaches, in addition to a unilateral and descriptive analysis of sound recordings. Also, we understand that music happens through musical, bodily, sociocultural, and political processes marshaled by its agents in interaction with the environment. The methodology adopted was participatory action research, of theoretical-empirical nature that enabled the members of Reisado Encanto de Caraíbas (from Arcoverde, Pernambuco) to act as researchers in a collaborative work experience that resulted in the elaboration of the ethnography of the cultural practices of their own community. This research also made use of the work of oral history in which the sound and image archives referring to this Reisado group here being studied had a set of interviews, videos and photographs organized, shared and studied based on a key-concept called "place of memory”. In turn, it legitimizes the formation of a musicological collection which can function as a physical material space making use of the technological support to house an immaterial collective memory. The results show that the research archive qualified as a musicological collection has in itself a double function. Symbolic, in the sense of showing that the Reisado is a cultural practice which sustains the social memory of the people of the Caraíbas, and also a socio-cultural role, in the perspective that the research archives contain registered events, stories of people and places that really existed and whose “evidence” can be found in this “place of memory”. Furthermore, ethnomusicological research can indeed represent a probable path for the construction of a process of knowledge formation, which in turn can be socio-educational, collaborative, and, therefore, more significant for all research actors.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2704935873521693pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Cristina Barbosa.pdf1,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons