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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58784
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GONZALES DEL FOYO, Pedro Manuel | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Rafael Luís do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T13:24:15Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T13:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rafael Luís do Nascimento. Projeto e fabricação de um aeropêndulo reconfigurável para ensino de conceitos relacionados ao controle de sistemas dinâmicos. 2024. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58784 | - |
dc.description.abstract | Nos cursos de Engenharia Mecânica, as disciplinas que ensinam conceitos relacionados ao controle de sistemas dinâmicos estão presentes na maioria dos currículos. E muitas vezes o ensino desses conceitos de forma teórica possui um grau de abstração elevado, sendo necessária a complementação com um ensino prático. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma bancada didática para uso no ensino de conceitos realizados ao controle de sistemas dinâmicos. Embora já exista uma bancada usada para o ensino, algumas modificações eram necessárias para aumentar a robustez e atender algumas especificações relacionadas ao desempenho mecânico e facilidade de execução dos experimentos. O sistema escolhido para a nova bancada foi mantido como o aeropêndulo, que já havia sido usado anteriormente. Essa escolha se deve a sua simplicidade, e ao comportamento do sistema mecânico que pode apresentar variabilidade dependendo de parâmetros mecânicos, que são facilmente modificáveis. O foco das melhorias foi permitir a variabilidade do sistema permitindo a obtenção de diferentes modelos mecânicos facilmente, a partir da montagem e desmontagem de componentes. Essa intercambiabilidade também permite o uso de diferentes motores, podendo alterar também as características eletrônicas do sistema. Além disso, foi desenvolvida uma interface que permitisse aos alunos realizar todos os experimentos necessários para testar os conhecimentos no ensino de controle. Ela tem o objetivo de facilitar a extração de dados de um sistema físico para interpretação dos dados temporais e identificação de sistemas. Por fim, foram realizados os testes de integração das funcionalidades do sistema, exemplificando o procedimento de identificação de uma configuração de aeropêndulo e mostrando alguns dos conceitos que devem ser analisados pelos alunos no decorrer das práticas desenvolvidas na disciplina. | pt_BR |
dc.format.extent | 118p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Plataforma didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino do controle | pt_BR |
dc.subject | Bancada Aeropêndulo | pt_BR |
dc.title | Projeto e fabricação de um aeropêndulo reconfigurável para ensino de conceitos relacionados ao controle de sistemas dinâmicos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4501836810211051 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7031728430006995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In Mechanical Engineering courses, subjects that teach concepts related to the control of dynamic systems are present in most curricula. And often the teaching of these concepts in a theoretical way has a high degree of abstraction, requiring complementation with practical teaching. This work presents the development of a teaching bench for use in teaching concepts related to the control of dynamic systems. Although a bench was already used for teaching, some modifications were necessary to increase robustness and meet some specifications related to mechanical performance and ease of carrying out experiments. The system chosen for the new bench was maintained as the aeropendulum, which had already been used reviously. This choice is due to its simplicity, and the behavior of the mechanical system, which may present variability depending on mechanical parameters,which are easily modifiable. The improvements allow different mechanical models to be obtained easily by assem bling and disassembling components. This interchangeability also allows the use of different motors, and can also change the electronic characteristics of the system. Furthermore, an interface was developed that enabled students to carry out all the experiments necessary to test their knowledge in the concepts of control. It aims to facilitate the extraction of data from a physical system for interpretation of temporal data and system identification. Finally, integration tests of the system’s functionalities were carried out, exemplifying the procedure for identifying an aeropendulum configuration and showing some of the concepts that must be analyzed by students during the practices developed in the discipline. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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