Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58774

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Janayna Silva de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Elizandra Matos-
dc.contributor.authorCARDOSO, Lucas Antônio Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-11-12T20:52:20Z-
dc.date.available2024-11-12T20:52:20Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-10-13-
dc.identifier.citationSILVA, Elizandra Matos da. CARDOSO, Lucas Antônio Ribeiro. ONDE ESTÁ O LIVRO DIDÁTICO? DESDOBRAMENTOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PNLD - EJA) DURANTE O GOVERNO DE 2019 a 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58774-
dc.description.abstractO artigo aqui apresentado construiu uma discussão acerca da relação entre o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD para Educação de Jovens e Adultos e o cenário das políticas educacionais do período de 2019 a 2022., identificamos como houve uma descontinuidade no referido programa ainda em 2019. Nosso trabalho apoiou sua discussão dos aportes teóricos de Stephen Ball (2001), Mainardes (2006) e Dardot e Laval (2016), Lima (2015) que nos permitiram compreender a compreender os elementos do jogo político que é do campo educacional e as nuances que emergem a partir da racionalidade neoliberal sobre os objetivos da educação e consequentemente da escola. Partindo de uma perspectiva qualitativa de pesquisa (Minayo, 2001), relacionamos a EJA e suas funcionalidades de acordo com o Parecer 11/2000 do Conselho Nacional de Educação com a política do livro didático, concluindo que no período analisado não houve continuidade do PNLD/EJA e muito menos um fortalecimento dessa política, resultando numa ausência e descaso com uma das modalidades da educação brasileira.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectJovens e Adultospt_BR
dc.subjectPNLD EJApt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.titleOnde está o livro didático? desdobramentos do programa nacional do livro didático para educação de jovens e adultos (pnld - eja) durante o governo de 2019 a 2022pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3578764989677574pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0431569973224746pt_BR
dc.description.abstractxThe article presented here built a discussion about the relationship between the National Textbook Program – PNLD for Youth and Adult Education and the scenario of educational policies from 2019 to 2022., we identified how there was a discontinuity in said program in 2019 Our work supported his discussion of the theoretical contributions of Stephen Ball (2001), Mainardes (2006) and Dardot and Laval (2016), Lima (2015) that allowed us to understand the elements of the political game that are in the educational field and the nuances that emerge from neoliberal rationality regarding the objectives of education and consequently of school. Starting from a qualitative research perspective (Minayo, 2001), we related the EJA and its functionalities in accordance with Opinion 11/2000 of the National Education Council with the textbook policy, concluding that in the period analyzed there was no continuity of the PNLD/ EJA and much less a strengthening of this policy, resulting in an absence and neglect of one of the modalities of Brazilian education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEC - Departamento de Ensino e Currículopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elizandra Matos da Silva e Lucas Antônio Ribeiro Cardoso.pdf273,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons