Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58695
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | SILVA, Geisianne Marilene da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T10:54:23Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T10:54:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Geisianne Marilene da. Desenho Universal para a aprendizagem e Currículo Inclusivo: uma aproximação possível. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58695 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo geral compreender as aproximações dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem da discussão sobre o currículo inclusivo. Para isso, foram selecionados quatro artigos e foi realizada uma pesquisa bibliográfica centrada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e nas compreensões sobre o Currículo Inclusivo, a qual permitiu pesquisar e analisar o que é abordado sobre os princípios do DUA e sua importância e aproximações com o currículo inclusivo, permitindo inferir a existência de um estreito vínculo entre eles, mas que, por se tratar de uma temática ainda pouco conhecida no Brasil, é necessário viabilizar oportunidades e capacitações sobre práticas inclusivas para os profissionais da Educação, aumentando suas compreensões sobre o DUA. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | DUA | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Desenho universal para a aprendizagem e currículo inclusivo: uma aproximação possível. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6789252503900437 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The general objective of this article is to understand the approximations of the principles of Universal Design for Learning in the discussion about the inclusive curriculum. For this, four articles were selected and a bibliographic research was carried out focused on the principles of Universal Design for Learning (UDL) and on the understandings of the Inclusive Curriculum, which allowed to research and analyze what is addressed about the principles of UDL and their importance and approximations with the inclusive curriculum, allowing us to infer the existence of a close link between them, but that, as it is a topic that is still little known in Brazil, it is necessary to enable opportunities and training on inclusive practices for Education professionals, increasing their understanding of UDL. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GEISIANNE MARILENE DA SILVA.pdf | TCC Geisianne Marilene da Silva | 869,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons