Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58695

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Geisianne Marilene da-
dc.date.accessioned2024-11-11T10:54:23Z-
dc.date.available2024-11-11T10:54:23Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2024-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, Geisianne Marilene da. Desenho Universal para a aprendizagem e Currículo Inclusivo: uma aproximação possível. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58695-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo geral compreender as aproximações dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem da discussão sobre o currículo inclusivo. Para isso, foram selecionados quatro artigos e foi realizada uma pesquisa bibliográfica centrada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e nas compreensões sobre o Currículo Inclusivo, a qual permitiu pesquisar e analisar o que é abordado sobre os princípios do DUA e sua importância e aproximações com o currículo inclusivo, permitindo inferir a existência de um estreito vínculo entre eles, mas que, por se tratar de uma temática ainda pouco conhecida no Brasil, é necessário viabilizar oportunidades e capacitações sobre práticas inclusivas para os profissionais da Educação, aumentando suas compreensões sobre o DUA.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículo inclusivopt_BR
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_BR
dc.subjectDUApt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem e currículo inclusivo: uma aproximação possível.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6789252503900437pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this article is to understand the approximations of the principles of Universal Design for Learning in the discussion about the inclusive curriculum. For this, four articles were selected and a bibliographic research was carried out focused on the principles of Universal Design for Learning (UDL) and on the understandings of the Inclusive Curriculum, which allowed to research and analyze what is addressed about the principles of UDL and their importance and approximations with the inclusive curriculum, allowing us to infer the existence of a close link between them, but that, as it is a topic that is still little known in Brazil, it is necessary to enable opportunities and training on inclusive practices for Education professionals, increasing their understanding of UDL.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GEISIANNE MARILENE DA SILVA.pdfTCC Geisianne Marilene da Silva869,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons