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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58645

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dc.contributor.advisorGOES, Paulo Sávio Angeiras de-
dc.contributor.authorPAZOS, Carolina Thaiza Costa-
dc.date.accessioned2024-11-07T17:46:25Z-
dc.date.available2024-11-07T17:46:25Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.citationPAZOS, Carolina Thaiza Costa. Instrumento de avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal na primeira infância: desenvolvimento e validação. 2024. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58645-
dc.description.abstractAs crianças com até cinco anos de idade ainda apresentam alta prevalência de cárie dentária e baixa utilização do serviço odontológico, o que provoca consequências que classificam essa doença como problema sanitário para essa população. Como medida para mudar essa situação, pode-se lançar mão da avaliação dos serviços de atenção primária, preferencialmente com ferramentas bem constituídas e validadas. Nesse contexto, o presente estudo objetiva construir instrumentos de avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal de crianças com idade entre zero e cinco anos, um sob a perspectiva dos seus responsáveis e outro sob a perspectiva dos profissionais médicos, dentistas e enfermeiros, bem como validar este último. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos sequencial quali-quanti, composta pela sequência metodológica: revisão de literatura; definição de atributos; elaboração do modelo teórico-lógico e da matriz de indicadores, fundamentada nas teorias de Donabedian e Starfield; validação do conteúdo do modelo teórico-lógico e da matriz de indicadores pela técnica de consenso do grupo nominal adaptado; elaboração dos itens das escalas; e validações, mediante as testagens das propriedades psicométricas do instrumento para os profissionais. Participaram da técnica de consenso doze especialistas de formações e capacitações distintas, e obteve-se a definição final de 34 indicadores distribuídos em seis dimensões. Os indicadores deram origem às 57 perguntas da primeira versão do instrumento para os profissionais — Qualidade do Serviço de Saúde Bucal Infantil – Profissionais (QSSBI-P) — e às 47 perguntas para os responsáveis das crianças — Qualidade do Serviço de Saúde Bucal Infantil – Usuários (QSSBI-U) —, os quais também têm variáveis sociodemográficas e respostas em escala Likert. A fase de validação do QSSBI-P teve como participantes 60 profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde do munícipio de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco. Quanto à distribuição da frequência entre os itens das dimensões, a maior parte dos profissionais relatou: atender diariamente crianças com até cinco anos de idade (71,7%); sempre considerar as condições sociais e hábitos para determinar seu acompanhamento às crianças (75,0%); classificar de maneira muito determinante a saúde bucal (78,3%); e sempre registrar em prontuários os atendimentos (96,7%). A variação do escore pelas opções de resposta da amostra foi de 56 (melhor) a 141 (pior), com média de 94,37 pontos (DP = 18,98; IC 95% = 89,46-99,27) e mediana de 93,0. Após as análises de consistência interna para validação, nove perguntas foram eliminadas e os parâmetros analíticos aumentados: Alpha de Cronbach = 0,895; ICC = 0,895; IC 95% = 0,853- 0,930; p < 0,01; média da escala = 78,25; e DP = 17,91, o que originou a segunda versão do instrumento. Em todas as análises, foi utilizado o nível de significância de 5%. Assim, o QSSBI- P se sobressai como um instrumento válido de avaliação, possibilitando uma abordagem sistemática e integrada no atendimento à saúde infantil nas unidades de saúde. Além disso, seu uso pode padronizar os processos de avaliação e monitoramento, promovendo melhor qualidade dos serviços de saúde fornecidos durante a primeira infância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectIndicadores de qualidade em assistência à saúdept_BR
dc.subjectGarantia da qualidade dos cuidados de saúdept_BR
dc.titleInstrumento de avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal na primeira infância : desenvolvimento e validaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFIGUEIREDO, Nilcema-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7092047012618137pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0012675796289882pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxChildren under five years old still have a high prevalence of tooth decay and low use of dental services, which causes consequences that classify this disease as a health problem for this population. As a measure to change this situation, one should make use of the evaluation of primary care services, preferably using well-established and validated tools. Considering that, the present study aims to build instruments for evaluating the quality of oral health care for children between zero and five years old, one of them from the perspective of their guardians and the other one from the perspective of the medical professionals, dentists and nurses, as well as validating this last tool. This is a sequential quali-quanti mixed methods research, consisting of the methodological sequence: literature review; definition of attributes; elaboration of the theoretical-logical model and the indicator matrix, based on the theories of Donabedian and Starfield; content validation of the theoretical-logical model and indicator matrix using the adapted nominal group consensus technique; preparation of the scale items; and validations, by testing the psychometric properties of the instrument for professionals. Twelve experts from different backgrounds and qualifications participated in the consensus technique, and the final definition of 34 indicators distributed among six dimensions was obtained. The indicators raised 57 questions in the first version of the instrument for professionals — Quality of Children's Oral Health Service - Professionals (QSSBI-P) — and 47 questions for the children's guardians — Quality of Children's Oral Health Service - Users (QSSBI-U) —, which also have sociodemographic variables and responses on Likert scale. The validation phase of the QSSBI- P involved 60 health professionals from Basic Health Units in the municipality of Vitória de Santo Antão in the state of Pernambuco, Brazil. Regarding the frequency distribution of the dimension items, most professionals reported: treating children under five years old daily (71.7%); always considering social conditions and habits when determining how to monitor the children (75.0%); classifying oral health in a very decisive way (78.3%); and always recording the service in the medical records (96.7%). The score variation across the sample's response options ranged from 56 (best) to 141 (worst), with an average of 94.37 points (SD = 18.98; 95% CI = 89.46-99.27) and a median of 93.0. After internal consistency analyses for validation, nine questions were eliminated and the analytical parameters were increased: Cronbach's Alpha = 0.895; ICC = 0.895; 95% CI = 0.853-0.930; p < 0.01; scale mean = 78.25; and SD = 17.91, which led to the second version of the instrument. In all analyses, a significance level of 5% was used. Thus, the QSSBI-P stands out as a valuable assessment instrument, enabling a systematic and integrated approach to children’s health care in health units. Furthermore, its use can standardize evaluation and monitoring processes, boosting the quality of the health services provided during early childhood.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6330860061557574pt_BR
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