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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58617

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACIEL, Caio Augusto Amorim-
dc.contributor.authorPAZ, Tulio Felipe Silva da-
dc.date.accessioned2024-11-07T14:40:59Z-
dc.date.available2024-11-07T14:40:59Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationPAZ, Tulio Felipe Silva da. O ritmo brega funk e a sua espacialização: um estudo a partir da comunidade do Alto José do Pinho, Recife (PE). 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58617-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo central analisar a dinâmica territorial promovida pelo ritmo Brega Funk a partir do Alto José do Pinho, bairro da zona norte do Recife. O estudo partiu do pressuposto de incorporar os atores sociais do ritmo em protagonismo de suas ações e decisões. Posto isso, com base na Geografia Cultural Renovada, abordou a utilização simbólica do território, destacando a música como um fator influente na construção de identidades. Explorou a subjetividade da paisagem cultural e os laços afetivos dos sujeitos com o ritmo e o Alto José do Pinho, e os reflexos dessa dinâmica. Em seguida, percorreu as similaridades entre geografia e música, exemplificando como as canções refletem o comportamento das pessoas bregueiras na comunidade descrita. Sobretudo, investigou as vertentes relacionadas ao ritmo, com ênfase no Brega Funk. A análise se concentrou no método qualitativo, por meio de entrevistas que buscam compreender a ascensão do Brega Funk, cujos atores são os MCs e integrantes do Passinho dos Maloka. A dissertação utilizou relatos empíricos obtidos por meio de entrevistas aplicadas a indivíduos ligados ao cenário Brega Funk no Alto José do Pinho. O que visou compreender o sentimento de pertencimento e as múltiplas identidades relacionadas ao território, buscando identificar os fatores que levaram o Brega Funk a atingir outros territórios antes não ocupados. Bem como, discutiu as interferências no cotidiano dos indivíduos inseridos no Brega Funk do Alto José do Pinho e quais perspectivas devem-se observar. Assim, quais práticas foram incorporadas no ritmo bregueiro que rompeu as barreiras físicas do território e a hegemonia cultural na cidade do Recife. Apoiou-se na interpretação dos relatos em consonância com o texto da dissertação para entender as contradições socioespaciais que se configuram no território, trazendo perspectivas para o Brega Funk além do Alto José do Pinho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectBrega funk (Música)pt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectPassinho dos Malokapt_BR
dc.subjectPaisagem culturalpt_BR
dc.subjectAlto José do Pinho (Recife, PE)pt_BR
dc.titleO ritmo brega funk e a sua espacialização : um estudo a partir da comunidade do Alto José do Pinho, Recife (PE)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5040118876681544pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908600462706819pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe research's central objective was to analyze the territorial dynamics promoted by the Brega Funk rhythm from Alto José do Pinho, a neighborhood in the north of Recife. The study was based on the assumption of incorporating the social actors of the rhythm in leading roles in their actions and decisions. That said, based on Renewed Cultural Geography, it addressed the symbolic use of territory, highlighting music as an influential factor in the construction of identities. It explored the subjectivity of the cultural landscape and the subjects' emotional ties with the rhythm and Alto José do Pinho, and the reflections of this dynamic. Then, he covered the similarities between geography and music, exemplifying how songs reflect the behavior of bregueiras people in the community described. Above all, he investigated aspects related to rhythm, with an emphasis on Brega Funk. The analysis focused on the qualitative method, through interviews that seek to understand the rise of Brega Funk, whose actors are the MCs and members of Passinho dos Maloka. The dissertation used empirical reports obtained through interviews with individuals linked to the Brega Funk scene in Alto José do Pinho. This aimed to understand the feeling of belonging and the multiple identities related to the territory, seeking to identify the factors that led Brega Funk to reach other previously unoccupied territories. As well as, it discussed the interference in the daily lives of individuals involved in Brega Funk do Alto José do Pinho and which perspectives should be observed. Thus, which practices were incorporated into the bregueiro rhythm that broke the physical barriers of the territory and cultural hegemony in the city of Recife. It was based on the interpretation of the reports in line with the text of the dissertation to understand the socio-spatial contradictions that take place in the territory, bringing perspectives to Brega Funk beyond Alto José do Pinho.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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DISSERTAÇÃO Tulio Felipe Silva da Paz.pdf
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