Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58613

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCISNEIROS, Daniela-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Nathalia Cristiny Silva-
dc.date.accessioned2024-11-07T14:32:06Z-
dc.date.available2024-11-07T14:32:06Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Nathalia Cristiny Silva. Momentos cenográficos do Sítio Arqueológico Casa Santa: uma análise das sobreposições gráficas. 2022. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58613-
dc.description.abstractEsta investigação propõe, através da perspectiva diacrônica, contribuir para as pesquisas sobre as pinturas rupestres situadas na área arqueológica do Seridó, a partir da identificação das camadas pictóricas no painel com sobreposições gráficas do sítio Casa Santa. Para tanto, foi realizado a sistematização de um método que teve por finalidade, o ordenamento dos momentos gráficos e a avalição das condutas humanas em relação as suas escolhas na marcação do espaço rupestre no painel. Discutido sob bases teóricas do conceito de território como espaço comunicativo das condutas humanas refletidos na construção do painel com sobreposição de arte rupestre. Com isso, o painel foi analisado em três etapas sistemáticas: a primeira foi para a identificação do sequenciamento estratigráfico; a segunda foi para a identificação do ordenamento sincrônico, através das propriedades formais; a terceira foi para aspectos de repertório gráfico com o propósito de discutir a variabilidade das imagens. Os resultados sugeriram a existência de 4 momentos gráficos para o painel, onde os produtores demonstraram comportamento e reciclar, obliterar, de manutenção e de respeitar considerando as intersecções mínimas entre imagens pré- existentes, apresentando em cada camada características gráficas particulares através das similaridades e diferenças. Contribuindo na ampliação das investigações para as análises das propriedades formais, condutas humanas gráficas, regras de comunicação visual, construções de paisagens rupestres, composições e particularidades culturais, entre outros sob a perspectiva diacrônica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectSítios arqueológicospt_BR
dc.subjectPinturas rupestrespt_BR
dc.subjectSobreposição gráficapt_BR
dc.titleMomentos cenográficos do Sítio Arqueológico Casa Santa : uma análise das sobreposições gráficaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Eduardo Krempser da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7031713389899040pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396057711360224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Arqueologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes, through the diachronic perspective, to contribute to the research on the rock paintings located in the archeological area of Seridó, from the identification of the pictorial layers in the panel with graphic overlays of the Casa Santa site. For this purpose, a method was systematized with the purpose of ordering the graphic moments and evaluating the human conducts in relation to their choices in marking the rock paintings on the panel. Discussed under the theoretical basis of the concept of territory as a communicative space of human conducts reflected in the construction of the panel with overlapping rock art. With that, the panel was analyzed in three systematic steps: the first was for the identification of the stratigraphic sequencing; the second was for the identification of the synchronic ordering, through formal properties; the third was for graphic repertoire aspects with the purpose of discussing the variability of the images. The results suggested the existence of 4 graphic moments for the panel, where the producers demonstrated behavior and recycling, obliteration, maintenance and respect considering the minimal intersections between pre-existing images, presenting in each layer particular graphic characteristics through the similarities and differences. Contributing to the expansion of investigations for the analysis of formal properties, human graphic conducts, visual communication rules, rock landscape constructions, compositions and cultural particularities, among others from the diachronic perspective.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5399601756512708pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Nathalia Cristiny Silva Nogueira.pdf7,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons