Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58561
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORTELA JÚNIOR, Aristeu | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paula Cristina Moraes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T14:30:27Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T14:30:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paula Cristina Moraes da. A procura por novos caminhos: a interseccionalidade e o trabalho das mulheres negras egressas do sistema socioeducativo pernambucano. 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58561 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da investigação do racismo e sexismo existentes nas relações laborais das trabalhadoras negras egressas do sistema socioeducativo do Estado de Pernambuco, levando-se em consideração a influência dos elementos da escravidão colonial que ainda persistem nessas relações de trabalho no Brasil e a discriminação por sua questão social. Investiga-se, através de uma análise elucidativa, os reflexos das opressões de raça, gênero e condição de classe, que repercutem no acesso dessas mulheres à conquista dos direitos humanos ao trabalho. Sendo assim, concluímos o trabalho observando como as mulheres negras oriundas do sistema socioeducativo não conseguem auferir condições igualitárias na consecução de labores não precarizados, diante da falta de políticas públicas efetivas que abarquem as opressões interseccionais, além da escassez de qualificação equânime e vagas de trabalho isonômicas para o alcance de um labor digno. Nesse contexto, o estudo analisa o viés interseccional, conectado com os entraves sociais que coisificam e estereotipam o corpo da mulher negra, ressaltando - através de estudos sobre o Feminismo Negro - como o racismo estrutural, o sexismo e as relações de classe influenciam no tratamento desigual dado às trabalhadoras negras. A ideia foi investigar como as trabalhadoras negras oriundas do sistema socioeducativo são tratadas em suas rotinas laborais e se elas conseguem auferir trabalhos igualitários após o cumprimento da medida socioeducativa, ante a histórica discriminação interseccional que as permeiam. A pesquisa foi desenvolvida com um viés exploratório, através da análise qualitativa, em três etapas: a) pesquisa bibliográfica e documental das informações históricas do trabalho escravo no Brasil no período colonial e no período contemporâneo, além da influência histórica do feminismo nessa opressão; b) análise das lutas das mulheres negras no contexto relacionado ao mercado de trabalho atual com o viés na interseccionalidade e Direitos Humanos; c) análise de como as discriminações de classe, raça e gênero vividas pelas trabalhadoras negras egressas do sistema socioeducativo, prejudicam o alcance de condições dignas e igualitárias de trabalho, frente às mulheres brancas e aos homens. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direitos Humanos ao Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Mulher Negra | pt_BR |
dc.subject | Equiparação de Direitos | pt_BR |
dc.subject | Sistema socioeducativo | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.title | A procura por novos caminhos : a interseccionalidade e o trabalho das mulheres negras egressas do sistema socioeducativo pernambucano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6147129915804519 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2261345425063739 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work deals with the investigation of racism and sexism existing in the labor relations of black female workers who graduated from the socio-educational system of the State of Pernambuco, taking into account the influence of the elements of colonial slavery that still persist in these labor relations in Brazil and discrimination for its social issue. Through an enlightening analysis, the reflections of oppression based on race, gender and class status are investigated, which have an impact on these women's access to the achievement of human rights to work. Thus, we conclude the work by observing how black women from the socio-educational system are unable to obtain equal conditions in the achievement of non-precarious jobs, in the face of the lack of effective public policies that encompass intersectional oppressions, in addition to the scarcity of equitable qualification and isonomic job vacancies for the achievement of a dignified work. In this context, the study analyzes the intersectional bias, connected with the social obstacles that objectify and stereotype the black woman's body, highlighting - through studies on Black Feminism - how structural racism, sexism and class relations influence treatment unequal treatment given to black workers. The idea is to investigate how black workers from the socio-educational system are treated in their work routines and whether they are able to obtain egalitarian work after complying with the socio-educational measure, given the historical intersectional discrimination that permeates them. The research was developed with an exploratory bias, through qualitative analysis, in three stages: a) bibliographic and documentary research into historical information on slave labor in Brazil in the colonial period and in the contemporary period, in addition to the historical influence of feminism on this oppression; b) analysis of the struggles of black women in the context related to the current job market with a bias towards intersectionality and Human Rights; c) analysis of how class, race and gender discrimination experienced by black female workers leaving the socio-educational system harms the achievement of dignified and equal working conditions, compared to white women and men. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paula Cristina Moraes da Silva.pdf Item embargado até 2026-11-06 | 15,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons