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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58549

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Guilherme Lima-
dc.contributor.authorSOUSA, Gabriel de Oliveira-
dc.contributor.authorREIS, Pedro Henrique Barbosa dos-
dc.date.accessioned2024-11-06T13:22:30Z-
dc.date.available2024-11-06T13:22:30Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.date.submitted2024-10-24-
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriel de Oliveira; REIS, Pedro Henrique Barbosa dos. Ferramenta de Inteligência Artificial (IA) no Secretariado Executivo: ChatGPT, habilidade ou dependência acadêmica? 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58549-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal medir a aprendizagem dos alunos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o uso da ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT. O estudo foca na avaliação do impacto dessa tecnologia no processo de elaboração de documentos oficiais, como ofícios, atas e memorandos. A metodologia utilizada envolveu um experimento com dois grupos de estudantes: um grupo utilizou o ChatGPT como suporte na redação, enquanto o outro redigiu os documentos sem o auxílio da ferramenta. Os resultados revelaram que os alunos que usaram o ChatGPT apresentaram uma melhora significativa na qualidade dos documentos, embora uma dependência excessiva da ferramenta tenha sido observada, conforme evidenciado pela queda no desempenho sem o uso da IA. O estudo conclui que, apesar dos benefícios proporcionados pelo uso do ChatGPT, é fundamental promover seu uso equilibrado para garantir o desenvolvimento de habilidades autônomas e aprendizado efetivo.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectDocumentos Oficiaispt_BR
dc.titleFerramenta de Inteligência Artificial (IA) no secretariado executivo: ChatGPT, habilidade ou dependência acadêmica?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8278248402746132pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this work is to measure the learning of students in Executive Secretariat course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) with the use of the Artificial Intelligence (AI) tool ChatGPT. The study focuses on assessment of the impact of this technology on the document preparation process official documents, such as letters, minutes and memoranda. One methodology used involves a experiment with two groups of students: one group used ChatGPT as writing support, while the other wrote the documents without the help of the tool. The results revealed that students who won ChatGPT presented a significant improvement in the quality of documents, although a excessive dependence on the tool has been observed, as evidenced due to the drop in performance without the use of AI. The study concludes that, despite the benefits provided by using ChatGPT, it is essential to promote its use balanced to ensure the development of intelligent and effective learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Secretariado Executivopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo



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