Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58508

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOTTA, Gustavo de Moura Valença-
dc.contributor.authorNEUENSCHWANDER, Raquel Moura-
dc.date.accessioned2024-11-05T17:13:59Z-
dc.date.available2024-11-05T17:13:59Z-
dc.date.issued2024-09-16-
dc.date.submitted2024-10-31-
dc.identifier.citationNEUENSCHWANDER, Raquel Moura. Situando o fim da arte: a proposta de superação da arte na formação da Internacional Situacionista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58508-
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar a temática do fim da arte na formação e no debate da Internacional Situacionista, analisando a proposição do grupo de uma superação da arte que tinha como ponto de partida a resolução dialética entre sua supressão e sua realização. Para isso, a pesquisa parte das contribuições das “vanguardas negativas” do dadá e do surrealismo para esse debate, traçando, em seguida, um panorama dos movimentos artístico-experimentais do pós-Segunda Guerra. Busca-se explorar, a seguir, a história e a trajetória dos situacionistas, da formação do grupo em 1957 à sua dissolução em 1972, abordando e refletindo sobre as propostas, os conceitos e as críticas desenvolvidos em suas práticas experimentais e em suas publicações. O trabalho, por fim, traz apontamentos acerca da atualidade da proposta e do debate dos situacionistas acerca do fim da arte.pt_BR
dc.format.extent94p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInternacional Situacionistapt_BR
dc.subjectsuperação da artept_BR
dc.subjectvanguardaspt_BR
dc.subjectfim da artept_BR
dc.titleSituando o fim da arte: a proposta de superação da arte na formação da Internacional Situacionistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNUNES, Luciana Borre-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1160883144448024pt_BR
dc.description.abstractxThe present work seeks to investigate the theme of the end of art in the formation and debate of the Situationist International, analyzing the group's proposition of an overcoming of art that had as its starting point the dialectical resolution between its suppression and its realization. To this end, the research starts from the contributions of the “negative avant-gardes” of Dada and Surrealism to this debate, then outlining an overview of the artistic-experimental movements of the post-Second World War. Subsequently, the history and trajectory of the situationists are explored, from the formation of the group in 1957 to its dissolution in 1972, addressing and reflecting on the proposals, concepts and criticisms developed in their experimental practices and in their publications. The work, finally, brings notes about the current nature of the proposal and the situationists' debate about the end of art.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9232357001079673pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Raquel Moura Neuenschwander.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-31
17,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons