Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58496
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEITE, Jonas Jefferson de Souza | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Tamires Silva Santos | - |
dc.contributor.author | SOBRAL, Giselly Catarina | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T16:18:51Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T16:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Tamires Silva Santos; SOBRAL, Giselly Catarina. Título: A Terra dos Meninos Pelados: inclusão e diversidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58496 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar a obra A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos, sob uma perspectiva crítica, destacando temas como diversidade, aceitação das diferenças e sentido de pertencimento. Busca-se, ainda, verificar como os valores que perpassam a construção da obra se alinham ao Objetivo 4 da classificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 4), referente à promoção da educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Meireles (1984), Lajolo (1996), Coelho (2000), Zilberman (2003) e Moraes (2012), que discutem a relevância da literatura infantojuvenil no Brasil, além de estudos sobre a recepção crítica da obra e da vida de Graciliano Ramos (1937). A abordagem metodológica da pesquisa contempla um estudo de natureza qualitativa e exploratória, com ênfase em uma análise interpretativa da obra. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.title | A Terras dos Meninos Pelados: inclusão e diversidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3317491223320149 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to critically analyze Graciliano Ramos “A Terra dos Meninos Pelados”, highlighting themes such as diversity, acceptance of differences, and a sense of belonging. It also seeks to verify how the values that permeate the construction of the work align with Goal 4 of the Sustainable Development Goals (SDG 4), which refers to promoting inclusive, equitable, and quality education for all. To this end, we draw on authors such as Meireles (1984), Lajolo (1996), Coelho (2000), Zilberman (2003), and Moraes (2012), who discuss the relevance of children's literature in Brazil, as well as studies on the critical reception of the work and life of Graciliano Ramos (1937). The methodological approach of the research includes a qualitative and exploratory study, emphasizing an interpretative analysis of the work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distância | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tamires Silva Santos Martins; Giselly Catarina Sobral..pdf | 798,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons