Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58496

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEITE, Jonas Jefferson de Souza-
dc.contributor.authorMARTINS, Tamires Silva Santos-
dc.contributor.authorSOBRAL, Giselly Catarina-
dc.date.accessioned2024-11-05T16:18:51Z-
dc.date.available2024-11-05T16:18:51Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.date.submitted2024-10-29-
dc.identifier.citationMARTINS, Tamires Silva Santos; SOBRAL, Giselly Catarina. Título: A Terra dos Meninos Pelados: inclusão e diversidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58496-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a obra A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos, sob uma perspectiva crítica, destacando temas como diversidade, aceitação das diferenças e sentido de pertencimento. Busca-se, ainda, verificar como os valores que perpassam a construção da obra se alinham ao Objetivo 4 da classificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 4), referente à promoção da educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Meireles (1984), Lajolo (1996), Coelho (2000), Zilberman (2003) e Moraes (2012), que discutem a relevância da literatura infantojuvenil no Brasil, além de estudos sobre a recepção crítica da obra e da vida de Graciliano Ramos (1937). A abordagem metodológica da pesquisa contempla um estudo de natureza qualitativa e exploratória, com ênfase em uma análise interpretativa da obra.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titleA Terras dos Meninos Pelados: inclusão e diversidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317491223320149pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to critically analyze Graciliano Ramos “A Terra dos Meninos Pelados”, highlighting themes such as diversity, acceptance of differences, and a sense of belonging. It also seeks to verify how the values that permeate the construction of the work align with Goal 4 of the Sustainable Development Goals (SDG 4), which refers to promoting inclusive, equitable, and quality education for all. To this end, we draw on authors such as Meireles (1984), Lajolo (1996), Coelho (2000), Zilberman (2003), and Moraes (2012), who discuss the relevance of children's literature in Brazil, as well as studies on the critical reception of the work and life of Graciliano Ramos (1937). The methodological approach of the research includes a qualitative and exploratory study, emphasizing an interpretative analysis of the work.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Tamires Silva Santos Martins; Giselly Catarina Sobral..pdf798,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons