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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58481

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto-
dc.contributor.authorLÔBO, Mariana Hennes Sampaio-
dc.date.accessioned2024-11-05T15:03:25Z-
dc.date.available2024-11-05T15:03:25Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.citationLOBO, Mariana Hennes Sampaio. Das ruas para as salas de aula: uma proposta de articulação entre a memória gráfica vernacular e as práticas de letramento nas escolas. 2024. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58481-
dc.description.abstractA presente tese teve como objetivo articular o campo da Memória Gráfica Vernacular, estudado sob a ótica do Design da Informação, com as práticas sociais de leitura e escrita no contexto do letramento, para a Educação Infantil. O estudo envolveu a investigação das potencialidades dos letreiros populares da cidade do Recife como principal referência para o desenvolvimento de uma atividade didático-pedagógica, a qual chamamos de experimento, concebido à luz da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1981). O experimento foi implementado em duas escolas recifenses, uma pública e outra privada, contando com a participação de 32 crianças com idades entre 5 e 6 anos, e compreendeu quatro atividades distintas, mas complementares entre si. Elas envolveram conteúdos e dinâmicas multifacetadas, podendo ser descritas como: (1) a aplicação do jogo Combinando Memórias; (2) a realização de uma exposição fotográfica com uma dinâmica de pareamento de imagens; (3) a elaboração de uma lista de compras e (4) a vivência de uma Feirinha Popular por meio de uma dinâmica de faz-de-conta. Tais atividades foram planejadas e implementadas através de um método participativo e interdisciplinar, envolvendo profissionais da Educação Infantil, Design e Comunicação vernacular urbana. Essa abordagem garantiu que as ações fossem realizadas de maneira coletiva, a partir do intercâmbio de saberes científicos e empíricos. A primeira atividade do experimento destacou-se no contexto geral da pesquisa devido ao ineditismo, potencial de engajamento e versatilidade pedagógica do instrumento desenvolvido – o jogo Combinando Memórias – baseado no método Procedimento de Classificações Múltiplas (ROAZZI, 1995). A escolha do referido método deveu-se à sua possibilidade de articulação aos princípios teóricos norteadores do presente estudo: o processo de formação de conceitos e o desenvolvimento cognitivo infantil; as práticas sociais de leitura e escrita na Educação Infantil; e o campo da Memória Gráfica Vernacular. Entre os principais resultados da pesquisa, evidencia-se a relevância dos objetos de memória gráfica vernacular como recursos pedagógicos potentes, capazes de motivar estudantes no último ano da Educação Infantil a perceberem e a interpretarem objetos escritos presentes em seu entorno. De forma geral, os participantes investigados não demonstraram relação de neutralidade ou indiferença em relação aos artefatos vernaculares, elaborando hipóteses morfológicas e/ou conceituais sobre eles. Ao acessarem suas memórias gráficas e repertórios visuais, os participantes demonstraram ser capazes de estabelecer importantes conexões com seu entorno ao mesmo tempo em que se envolveram em práticas de aprendizagem inicial da língua escrita. Por conseguinte, os resultados obtidos evidenciam que a pesquisa trouxe contribuições importantes tanto para o campo do Design da Informação como para a Educação Infantil. O experimento realizado revelou possibilidades promissoras entre a articulação da memória gráfica e as práticas de letramento no âmbito escolar. Nesse cenário, o design foi posto à serviço da educação, respeitando a autonomia da figura da professora na renovação de abordagens pedagógicas tradicionais em sala de aula e o protagonismo da criança (com sua identidade, conhecimentos, percepções, emoções, opiniões e vivências) como elementos centrais das práticas sociais de leitura e escrita experenciadas no ambiente escolar. As perspectivas futuras sugerem a ampliação do alcance dos resultados obtidos na presente investigação bem como o desenvolvimento de outros estudos, projetos de pesquisa e de extensão universitários, fomentando novas parcerias que valorizem e integrem os saberes populares e acadêmicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmemória gráficapt_BR
dc.subjectdesign vernacularpt_BR
dc.subjectletramentopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento cognitivo infantilpt_BR
dc.titleDas ruas para as salas de aula : uma proposta de articulação entre a memória gráfica vernacular e as práticas de letramento nas escolaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2172885327626207pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2146841563850436pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aimed to connect the field of Vernacular Graphic Memory, studied from the perspective of Information Design, with the social practices of reading and writing in the context of literacy for Early Childhood Education. The study involved investigating the potential of popular signage in the city of Recife as the main reference for developing a didactic-pedagogical activity, which we refer to as an experiment, conceived in light of Activity Theory (LEONTIEV, 1981). The experiment was implemented in two schools in Recife, one public and one private, with the participation of 32 children aged 5 to 6 years, and comprised four distinct but complementary activities. These activities involved multifaceted content and dynamics and can be described as: (1) the application of the game “Combining Memories”; (2) a photographic exhibition with an image-pairing dynamic; (3) the creation of a shopping list; and (4) living a “popular open-air market” through a pretend play dynamic. These activities were planned and implemented through a participatory and interdisciplinary method, involving professionals from Early Childhood Education, Design, and urban vernacular Communication. This approach ensured that the actions were carried out collectively, based on the exchange of scientific and empirical knowledge. The first activity of the experiment stood out in the overall context of the research due to the novelty, engagement potential, and pedagogical versatility of the developed tool—the game “Combining Memories” — based on the Multiple Classifications Procedure (ROAZZI, 1995). The choice of this method was due to its ability to align with the theoretical principles guiding the present study: the concept formation process and children's cognitive development; the social practices of reading and writing in Early Childhood Education; and the field of Vernacular Graphic Memory. Among the main research results, the relevance of vernacular graphic memory objects as powerful pedagogical resources, capable of motivating students in their final year of Early Childhood Education to perceive and interpret written objects in their surroundings, was highlighted. Overall, the participants did not demonstrate neutrality or indifference towards the vernacular artifacts, formulating morphological and/or conceptual hypotheses about them. By accessing their graphic memories and visual repertoires, the participants demonstrated the ability to establish important connections with their surroundings while engaging in initial written language learning practices. Consequently, the results indicate that the research made significant contributions to both the field of Information Design and Early Childhood Education. The experiment revealed promising possibilities between the articulation of graphic memory and literacy practices within the school environment. In this context, design was put at the service of education, respecting the autonomy of the teacher in renewing traditional pedagogical approaches in the classroom, and the central role of the child (with their identity, knowledge, perceptions, emotions, opinions, and experiences) as key elements of the social practices of reading and writing experienced in the school environment. Future perspectives suggest expanding the reach of the results obtained in this investigation as well as developing other studies, research projects, and university extension programs, fostering new partnerships that value and integrate popular and academic knowledge.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
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