Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58477

Comparte esta pagina

Título : Degradação dos corantes têxteis Remazol Vermelho RB 133% e Azul Reativo BF-5G utilizando processo Foto-Fenton com radiação LED
Autor : RAMOS, Jôley Victor Lima
Palabras clave : Cinética; Degradação; POA; Toxicidade
Fecha de publicación : 18-may-2022
Citación : Ramos, Jôley Victor Lima. Degradação dos corantes têxteis Remazol Vermelho 133% e Azul Reativo RB-5G utilizando processo Foto-Fenton com radiação LED. 2024. 51f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, 2024.
Resumen : Os corantes reativos são utilizados no beneficiamento de produtos da indústria têxtil. Entretanto, estes compostos podem causar sérios danos ao meio ambiente se forem descartados sem o devido tratamento. Posto isso, este trabalho teve por objetivo estudar a eficiência dos métodos de fotólise e de processos oxidativos avançados (POA) na degradação da mistura dos corantes remazol vermelho RB 133% e azul reativo BF-5G. Soluções contendo os corantes separados e em mistura, na concentração de 25 mg·L-1 de cada, foram submetidas a varredura espectral de 200 a 800 nm através de espectrofotometria na região do UV/VIS, visando identificar os comprimentos de onda (λ) característicos. Após a identificação dos λ e da constatação que o pH da solução não os deslocam, foram construídas curvas analíticas na faixa linear de 1 a 25 mg·L-1. Foram calculados para cada curva os valores do limite de quantificação (LQ), detecção (LD), coeficiente de correlação linear (r) e o coeficiente de variação (CV). Visando selecionar dentre alguns processos oxidativos qual promoveria maior degradação dos corantes em mistura, foram realizados ensaios de fotólise, fotoperoxidação, Fenton e foto-Fenton, empregando as radiações ultravioleta do tipo UV-C e LED. Além disso, foi avaliada a influência das concentrações de peróxido de hidrogênio ([H2O2]) e ferro ([Fe]) na eficiência do processo selecionado. Em seguida, realizou-se estudo da evolução cinética da degradação da mistura dos corantes com ajuste dos modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem e um proposto por Chan e Chu. Por fim, foi avaliada a toxicidade da solução contendo os corantes antes e após o melhor tratamento, utilizando sementes de agrião (Nasturtium Officinale). Na varredura espectral foram identificados os λ de 287, 532 e 615 nm e pode-se associar os valores de 532 e 615 nm a grupos cromóforos e 287 nm a grupos aromáticos. O método de degradação selecionado foi o foto-Fenton associado a radiação LED por apresentar degradação dos corantes e o menor consumo energético quando comparado ao processo associado a radiação UV-C. As concentrações de H2O2 e Fe de 50 mg·L-1 e 1 mg·L-1 respectivamente, foram as que permitiram obter os melhores resultados, dentre as estudadas. OS dados experimentais para a evolução cinética foram bem representados pelos modelos cinéticos avaliado, com valores de k maiores para os grupos cromóforos do que para os aromáticos. Os grupos cromóforos foram degradados em cerca de 99% após 45 min, enquanto os associados ao λ 287 nm apresentaram degradação de 92% só após 90 min. A análise da toxicidade indicou que a solução após tratamento reduziu o crescimento das raízes, indicando toxicidade na solução. No entanto, o sistema foto-Fenton associado a radiação LED foi eficiente na degradação dos corantes remazol vermelho RB 133% e azul reativo BF-5G.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58477
Aparece en las colecciones: TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Jôley Ramos.pdf948,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons