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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58448

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonfim, Marco Antonio Lima do-
dc.contributor.authorCarvalho, Naiana de-
dc.date.accessioned2024-11-04T18:00:12Z-
dc.date.available2024-11-04T18:00:12Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.date.submitted2024-10-31-
dc.identifier.citationCarvalho, Naiana de. Língua e estigma social: uma análise da manifestação do preconceito linguístico em memes no Facebook. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras - Português EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58448-
dc.description.abstractEsta monografia investigou a manifestação do preconceito linguístico em memes publicados no Facebook sob a perspectiva da pedagogia da variação linguística. O estudo teve como objetivo analisar como os memes, enquanto gêneros discursivos amplamente utilizados nas redes sociais, podem tanto reproduzir quanto contestar formas de preconceito relacionadas ao uso de variedades linguísticas estigmatizadas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e interpretativa, fundamentada em autores como Marcos Bagno, William Labov e Tânia Alkmim, além de conceitos centrais da sociolinguística, como variação linguística, norma-padrão, norma culta e variedades estigmatizadas. A análise do corpus, composto por três memes, revela que o preconceito linguístico é frequentemente reproduzido por meio de discursos que ridicularizam as formas de falar associadas a grupos socialmente marginalizados. A partir da análise concluímos que, embora os memes possam reforçar estigmas, eles também possuem um papel importante na contestação do preconceito linguístico, servindo como uma ferramenta para a reflexão sobre as dinâmicas de poder no uso linguístico nas redes sociais. Foi possível também perceber a importância de uma pedagogia da variação linguística que promova a conscientização crítica sobre a diversidade linguística e a inclusão social no contexto educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.titleLíngua e estigma social: uma análise da manifestação do preconceito linguístico em memes no Facebookpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9797791864967388pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

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