Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58448
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bonfim, Marco Antonio Lima do | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Naiana de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T18:00:12Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04T18:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, Naiana de. Língua e estigma social: uma análise da manifestação do preconceito linguístico em memes no Facebook. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras - Português EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58448 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia investigou a manifestação do preconceito linguístico em memes publicados no Facebook sob a perspectiva da pedagogia da variação linguística. O estudo teve como objetivo analisar como os memes, enquanto gêneros discursivos amplamente utilizados nas redes sociais, podem tanto reproduzir quanto contestar formas de preconceito relacionadas ao uso de variedades linguísticas estigmatizadas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e interpretativa, fundamentada em autores como Marcos Bagno, William Labov e Tânia Alkmim, além de conceitos centrais da sociolinguística, como variação linguística, norma-padrão, norma culta e variedades estigmatizadas. A análise do corpus, composto por três memes, revela que o preconceito linguístico é frequentemente reproduzido por meio de discursos que ridicularizam as formas de falar associadas a grupos socialmente marginalizados. A partir da análise concluímos que, embora os memes possam reforçar estigmas, eles também possuem um papel importante na contestação do preconceito linguístico, servindo como uma ferramenta para a reflexão sobre as dinâmicas de poder no uso linguístico nas redes sociais. Foi possível também perceber a importância de uma pedagogia da variação linguística que promova a conscientização crítica sobre a diversidade linguística e a inclusão social no contexto educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.title | Língua e estigma social: uma análise da manifestação do preconceito linguístico em memes no Facebook | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9797791864967388 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distância | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA NAIANA DE CARVALHO.pdf | 594,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons