Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58447

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKOHL, Henrique Gerson-
dc.contributor.authorGUANDIQUE, Ricardo Ernesto Fragoso-
dc.date.accessioned2024-11-04T17:53:57Z-
dc.date.available2024-11-04T17:53:57Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-10-29-
dc.identifier.citationGUANDIQUE, Ricardo Ernesto Fragoso. PERFIL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCs) PRODUZIDOS NA FORMAÇÃO DO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPE. 2024. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58447-
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo: “analisar a produção científica dos trabalhos de conclusão de curso do Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, entre os anos de 2018 até 2024”. Quanto à metodologia, caracterizou-se como pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio da base de dados intitulada ATTENA (repositório digital da ufpe), onde estão armazenadas as monografias apresentadas pelos discentes. Para análise dos dados, propõe-se uma análise estatística descritiva. A amostra do estudo compreende 114 trabalhos que foram produzidos entre os anos de 2018 e 2024, compreendendo artigos científicos, monografias, revisão de literatura e entre outros. Para a análise foram definidas as seguintes categorias: i. Área temática; ii. Abordagem metodológica; iii. Quantidade de trabalhos produzidos; iv. Palavras-chave, e; v. Gênero sexual dos autores(a). Concluiu-se que a área temática com a maior quantidade de monografias apresentadas foi a área de “Atividade Física e Saúde” figurando em 60 dos 114 estudos. Além disso, a abordagem metodológica mais utilizada nos trabalhos foi a abordagem “Quantitativa” estando presente em 42 dos 114 estudos. Ademais, o ano em que houve a maior produção monográfica foi o ano de 2023, com os discentes produzindo o total de 57 trabalhos nesse ano. A palavra-chave mais utilizada nos trabalhos de conclusão de curso foi a palavra-chave “Exercício Físico”, que aparece 28 vezes nas monografias e a produção dos TCCs pelo gênero masculino (67) foi maior que a produção de TCCs pelo gênero feminino (47) ao longo dos 7 anos pesquisados.pt_BR
dc.format.extent61 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPesquisa Bibliométricapt_BR
dc.titlePERFIL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCs) PRODUZIDOS NA FORMAÇÃO DO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5748430865476746pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of the research is to “analyze the scientific production of the course completion works of the Bachelor's Degree in Physical Education at the Federal University of Pernambuco, between 2018 and 2024”. As for the methodology, it was characterized as descriptive research, with a quantitative approach. Data was collected using the ATTENA database (ufpe's digital repository), which stores the monographs submitted by students. Descriptive statistics were used to analyze the data. The study sample comprised 114 papers produced between 2018 and 2024, including scientific articles, monographs, literature reviews and others. The following categories were defined for the analysis: i. Thematic area; ii. Methodological approach; iii. Number of papers produced; iv. Keywords, and; v. Sexual gender of the authors. It was concluded that the subject area with the largest number of monographs submitted was “Physical Activity and Health”, which accounted for 60 of the 114 studies. In addition, the methodological approach most used in the papers was the “Quantitative” approach, which was present in 42 of the 114 studies. In addition, the year in which there was the most monographic production was 2023, with students producing a total of 57 papers that year. The most used keyword in the course completion works was “Physical Exercise”, which appeared 28 times in the monographs and the production of Course Conclusion Works by males (67) was greater than the production of TCCs by females (47) over the 7 years surveyed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ricardo Ernesto Fragoso Guandique.pdf960,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons