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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58427
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENESES, Janaina Moreira de | - |
dc.contributor.author | MELO, Matheus Freitas de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T15:23:56Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T15:23:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-27 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Matheus Freitas de. Aplicação de uma metodologia para o dimensionamento de um trocador de calor casco e tubo. 2024. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica , Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58427 | - |
dc.description.abstract | Trocadores de Calor são equipamentos responsáveis pela troca de calor entre dois fluidos a diferentes temperaturas. Em aplicações industriais o tipo mais comum é o trocador de calor casco e tubo, podendo apresentar uma elevada troca de calor em relação às dimensões mais compactas. O presente trabalho teve como objetivo um estudo paramétrico do comportamento termo hidráulico de um trocador de calor projetado para funcionar em um determinado processo de operação. As características operacionais básicas do equipamento foram definidas previamente e as características geométricas foram calculadas a partir de métodos de dimensionamento para trocadores de calor, como o método de Kern. Com o dimensionamento do dispositivo, a simulação computacional em CFD foi utilizada para a análise da variação da perda de carga e distribuição de temperatura em função de alguns parâmetros, como vazão mássica e corte das chicanas. Como resultado, concluiu-se que a diminuição do corte das chicanas, além da utilização dos defletores simples ao invés dos duplos, resulta em um aumento da transferência de calor e da perda de carga pelo lado do casco. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trocador de Calor | pt_BR |
dc.subject | Distribuição de Temperatura | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento Térmico | pt_BR |
dc.subject | Corte das Chicanas | pt_BR |
dc.subject | CFD | pt_BR |
dc.title | Aplicação de uma metodologia para o dimensionamento de um trocador de calor casco e tubo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0574035618533787 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Heat exchangers are equipment responsible for the exchange of heat between two fluids at different temperatures. In industrial applications, the most common type is the shell and tube heat exchanger, which can offer a high heat transfer rate in relation to the more compact dimensions. The objective of the present work was a parametric study of the thermo-hydraulic behavior of a heat exchanger designed to operate in a specific process. The basic operational characteristics of the equipment were previously defined and the geometric characteristics were calculated using sizing methods for heat exchangers, such as the Kern method. Once the device was sized, the computational simulation in CFD was used to analyze the variation in pressure drop and temperature distribution based on certain parameters, such as mass flow rate and baffle cut. As a result, it was concluded that reducing the baffle cut, in addition to using single baffles instead of double ones, leads to an increase in heat transfer and pressure drop on the shell side. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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