Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58395

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Marcelo Lins Muniz de Melo-
dc.contributor.authorAlves, Alexia Pires-
dc.date.accessioned2024-10-31T22:02:43Z-
dc.date.available2024-10-31T22:02:43Z-
dc.date.issued2024-08-15-
dc.date.submitted2024-10-02-
dc.identifier.citationALVES, A.P.UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Surubim,2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58395-
dc.description9pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como propósito realizar uma proposta de atividade prática inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista no processo ensino e aprendizagem da matemática, ou seja, elaborar uma atividade com um intuito de garantir um ensino de matemática de qualidade para alunos com TEA. O objetivo é abordar e desenvolver uma nova prática pedagógica para alunos autistas baseado em trabalhos acadêmicos uma atividade prática e inclusiva que atenda as necessidades deles, por meio de uma análise a priori da atividade com a intenção de que professores utilizem essa atividade futuramente. A escolha deste tema surgiu a partir da necessidade de fazer com que o aluno a partir dessa atividade passe a compreender a matemática de uma forma mais prazerosa, a fim de que o aluno passe a ter vontade de estudar e aprender a matemática. Dessa forma, para este trabalho o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, onde inicialmente foi feita uma análise de um trabalho acadêmico, a partir de um tópico que aborda as práticas pedagógicas inclusivas no ensino da matemática. A partir disso, uma nova proposta de atividade de matemática que atenda as necessidades dos alunos autistas foi formulada. A atividade prática e inclusiva envolve operações de adição e subtração e contempla materiais manipuláveis e visuais, com uma abordagem lúdica. Sendo assim foi realizada uma análise a priori da atividade onde a proposta da atividade é mostrar o passo a passo de como o aluno poderia resolver a atividade por meio da manipulação de blocos e varetas coloridas, onde a atividade será realizada por perguntas norteadoras ou por meio de um sorteio para resolver as operações através da manipulação dos blocos e das varetas coloridas. Desta forma, as atividades práticas e inclusivas se tornam importantes pois possibilitam aos alunos autistas um ensino-aprendizagem de qualidade, além de incentivar a participação cada vez mais na atividade de matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent34ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectAlunos autistaspt_BR
dc.titleUma proposta de atividade prática inclusiva para alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no processo de ensino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6596933221570288pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this work was to propose an inclusive practical activity for students with Autism Spectrum Disorder in the teaching and learning process of mathematics, that is, to develop an activity with the aim of ensuring quality mathematics teaching for students with ASD. The objective is to approach and develop a new pedagogical practice for autistic students based on academic work, a practical and inclusive activity that meets their needs, through an a priori analysis of the activity with the intention that teachers use this activity in the future. The choice of this theme arose from the need to make the student understand mathematics in a more enjoyable way, so that the student begins to want to study and learn mathematics. Therefore, for this work the method used was bibliographical research, where initially an analysis of an academic work was carried out, based on a topic that addresses inclusive pedagogical practices in the teaching of mathematics. From this, a new proposal for a mathematics activity that meets the needs of autistic students was formulated. The practical and inclusive activity involves addition and subtraction operations and includes manipulative and visual materials, with a playful approach. Therefore, an a priori analysis of the activity was carried out where the purpose of the activity is to show step by step how the student could solve the activity through the manipulation of colored blocks and sticks, where the activity will be carried out by guiding questions or through of a draw to solve the operations through the manipulation of blocks and colored sticks. In this way, practical and inclusive activities become important as they enable autistic students to have quality teaching and learning, in addition to encouraging increased participation in mathematics activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura em Matemática a distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.2. Alexia Pires Alves. (1).pdf53,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons