Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58380
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIDAL, Fabiana Souto Lima | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Marina del Carmen Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T16:24:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T16:24:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marina Del Carmen Rodrigues de. Pistas da decolonialidade na formação inicial na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58380 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa de Artes Visuais e seus processos educacionais, culturais e criativos, foi instigada por uma reflexão autobiográfica do processo de formação inicial docente em Artes Visuais e, por tanto, pelas experiências vividas no currículo da Universidade Federal de Rondônia como um espaço de manutenção ou desobediência da colonialidade. Assim, o objetivo geral foi cartografar pistas decoloniais na formação inicial na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia, o que possibilitou a reflexão de que, mesmo promovendo ações pontuais de democratização do ensino, a licenciatura em Artes Visuais da Unir, ainda se alicerça na manutenção de poder moderno/colonial e na afirmação de padrões estéticos monoculturais. Para orientar a investigação no sentido da decolonialidade e para compreender a face colonial sobre a qual a Universidade se constitui e quais os impactos desta na construção cultural das graduandas, nos fundamentamos em Quijano (1998; 2005), Mignolo (2010), Grasfoguel (2016) e Maldonado-Torres (2016). Foi também um propósito investigativo a percepção do currículo como parte estruturante da formação arte/educativa inserido no jogo político do conhecimento, tomando como referências Silva (1999; 2014); Moreira (2001) e Chaves (2021). Tomamos a cartografia como aporte teórico metodológico (Passos; Kastrup; Escóssia, 2009; Pozzana, 2016), de modo a buscar mapear junto a discentes do curso as pistas investigativas para a análise. Esses movimentos foram feitos a partir de andarilhanças pelos espaços da Universidade, a fim de instigar o olhar atento das participantes para a formação estética espacial, e em rodas de bordados e conversas, com o ensejo de compreender quais as pistas coloniais e decoloniais nas experiências arte/educativas das discentes e como trilhar caminhos outros para sua formação. Nessa busca, foi possível considerar como os espaços ocupados pelas discentes auxiliam e apontam para a compreensão de caminhos decoloniais na formação inicial de professoras de Artes Visuais em Rondônia e o que as cerca e, também, como a formação inicial é atravessada pelas questões inerentes ao binômio colonialidade/decolonialidade, sequenciando uma transformação política das pessoas em formação (Vidal, 2016; Guimarães, 2010; 2014; 2022; Barbosa, 1991; 1998; 2010; Moura, 2018; Momoli, 2019a). Por fim, foi possível observar que ações decoloniais são feitas pelas sujeitas em formação desde as produções artísticas aos diálogos traçados, mas há uma deficiência estrutural na licenciatura em Artes Visuais da Unir no que toca a centralização das sujeitas na produção do conhecimento que as compreenda como parte integrante do currículo para a promulgação de ações arte/educativas decoloniais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação inicial docente | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Artes Visuais | pt_BR |
dc.title | Pistas da decolonialidade na formação inicial na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2301179782003667 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9258272116465693 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research, developed in the Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais of the Federal University of Pernambuco and the Federal University of Paraíba, in the field of Visual Arts and its educational, cultural and creative processes, was instigated by an autobiographical reflection on the process of initial teacher training in Visual Arts and, therefore, by the experiences lived in the curriculum of the Federal University of Rondônia as a space for maintenance or disobedience of coloniality. Thus, the general objective was to cartograph decolonial clues in the initial training in the Degree in Visual Arts of the Federal University of Rondônia, which made it possible to reflect that, even if promoting specific actions to democratize teaching, Unir's degree in Visual Arts is still based on the maintenance of modern/colonial power and the affirmation of monocultural aesthetic standards. To guide the research towards decoloniality and to understand the colonial face on which the University is constituted and its impacts on the cultural construction of undergraduate students, we are referenced on Quijano (1998; 2005), Mignolo (2010), Grasfoguel (2016) and Maldonado- Torres (2016). It was also an investigative purpose to perceive the curriculum as a structuring part of art/educational training inserted in the political game of knowledge, taking as references Silva (1999; 2014); Moreira (2001) and Chaves (2021). We take cartography as a methodological theoretical contribution (Passos; Kastrup; Escóssia, 2009; Pozzana, 2016), in order to seek to map the investigative clues for the analysis with the students of the course. These movements were made from wandering through the spaces of the University, in order to instigate the attentive look of the participants for the spatial aesthetic formation, and in circles of embroidery and conversations, with the opportunity to understand which are the colonial and decolonial clues in the art/educational experiences of the students and how to follow other paths for their formation. In this search, it was possible to consider how the spaces occupied by the students help and point to the understanding of decolonial paths in the initial training of Visual Arts teachers in Rondônia and what surrounds them, also how the initial training is crossed by the issues inherent to the coloniality/decoloniality binomial, sequencing a political transformation of people in training (Vidal, 2016; Guimarães, 2010; 2014; 2022; Barbosa, 1991; 1998; 2010; Moura, 2018; Momoli, 2019a). Finally, it was possible to observe that decolonial actions are carried out by the subjects in training from the artistic productions to the dialogues traced, but there is a structural deficiency in Unir's degree in Visual Arts regarding the centralization of the subjects in the production of knowledge that understands them as an integral part of the curriculum for the promulgation of decolonial art/educational actions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marina Del Carmen Rodrigues de Oliveira.pdf | 7,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons