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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58375

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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorMELO, Maria Izabel Josefa de-
dc.date.accessioned2024-10-31T15:12:04Z-
dc.date.available2024-10-31T15:12:04Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-10-29-
dc.identifier.citationMELO, Maria Izabel Josefa de. Estudo sobre as articulações discursivas em produções científicas acerca das políticas curriculares. 2024 Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58375-
dc.description.abstractO presente artigo está inscrito nas discussões acerca das políticas curriculares e as práticas docentes, tendo como objetivo compreender as mobilizações sobre as articulações discursivas das políticas curriculares e de formação docente nas produções científicas atuais. Enquanto aporte teórico, dialogamos com Frangella (2020, 2021), Moreira, Pereira e Ferreira (2021) e Pimentel Júnior (2021), assumindo a lógica discursiva das políticas curriculares, entendidas enquanto campo de disputas de discursos em busca da hegemonização provisória dos sentidos de currículos. Ainda, a análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva pós-estruturalista, tomando como lente teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir das produções científicas analisadas, identificamos o currículo enquanto um campo de disputas políticas, atravessado por uma dimensão hegemônica que busca uma ordem social a partir da padronização. Nesse contexto, a partir do presente estudo, podemos perceber como a racionalidade neoliberal e os discursos empresariais têm investido na hegemonização dos sentidos das políticas curriculares e de formação docente, na tentativa de padronizar os conhecimentos escolares, práticas e identidades docentes enquanto implementadores das políticas no cotidiano da sala de aula. Ademais, percebemos a articulação de discursos não-hegemônicos na tentativa de desedimentar os sentidos que preenchem provisoriamente as políticas-práticas curriculares.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas curricularespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeoria do discursopt_BR
dc.subjectDiscursividadept_BR
dc.titleEstudo sobre as articulações discursivas em produções científicas acerca das políticas curriculares.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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