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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58375
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | MELO, Maria Izabel Josefa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T15:12:04Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T15:12:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Maria Izabel Josefa de. Estudo sobre as articulações discursivas em produções científicas acerca das políticas curriculares. 2024 Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58375 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo está inscrito nas discussões acerca das políticas curriculares e as práticas docentes, tendo como objetivo compreender as mobilizações sobre as articulações discursivas das políticas curriculares e de formação docente nas produções científicas atuais. Enquanto aporte teórico, dialogamos com Frangella (2020, 2021), Moreira, Pereira e Ferreira (2021) e Pimentel Júnior (2021), assumindo a lógica discursiva das políticas curriculares, entendidas enquanto campo de disputas de discursos em busca da hegemonização provisória dos sentidos de currículos. Ainda, a análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva pós-estruturalista, tomando como lente teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir das produções científicas analisadas, identificamos o currículo enquanto um campo de disputas políticas, atravessado por uma dimensão hegemônica que busca uma ordem social a partir da padronização. Nesse contexto, a partir do presente estudo, podemos perceber como a racionalidade neoliberal e os discursos empresariais têm investido na hegemonização dos sentidos das políticas curriculares e de formação docente, na tentativa de padronizar os conhecimentos escolares, práticas e identidades docentes enquanto implementadores das políticas no cotidiano da sala de aula. Ademais, percebemos a articulação de discursos não-hegemônicos na tentativa de desedimentar os sentidos que preenchem provisoriamente as políticas-práticas curriculares. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Políticas curriculares | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Teoria do discurso | pt_BR |
dc.subject | Discursividade | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre as articulações discursivas em produções científicas acerca das políticas curriculares. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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