Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58317

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRAZ, Marcia Ivo-
dc.contributor.authorSILVA, Tiago Alessandro Vasconcelos-
dc.date.accessioned2024-10-29T15:20:55Z-
dc.date.available2024-10-29T15:20:55Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Tiago Alessandro Vasconcelos. As cores como informação: perspectivas de um daltônico. Trabalho de Conclusão de Curso de Biblioteconomia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58317-
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma pesquisa sobre a importância das cores como elementos informacionais. A partir disso, também foi evidenciado as dificuldades vividas pelas pessoas que não as enxergam devidamente, que são as que possuem daltonismo. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi analisar como o uso das cores pode ser essencial no entendimento das informações. A metodologia tem natureza básica, a forma de coleta de dados foi bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa, e com objetivos exploratórios. Foram realizadas entrevistas com dez pessoas daltônicas que mostraram o lado prático desta pesquisa. Como resultado das entrevistas, a maioria dos entrevistados concordaram com as dificuldades apontadas nas questões e relataram experiências pessoais que ajudaram a exemplificar o dia a dia de quem possui daltonismo, além de opiniões do próprio autor que também possui essa deficiência. Destaca-se que as entrevistas corroboram as nuances descritas ao longo da pesquisa bibliográfica, o que confirma os achados da literatura e o percurso metodológico selecionado. Por fim, tivemos a exemplificação de soluções práticas: os códigos do ColorADD, o modo daltonismo do Trello e um guia de acessibilidade cromática, essas soluções podem facilitar a vida dos daltônicos tanto em ambientes físicos quanto em ambientes digitais.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDaltonismopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPsicologia das corespt_BR
dc.subjectColorADDpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.titleAs cores como informação: perspectivas de um daltônicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8904627186733800pt_BR
dc.description.abstractxThis work is a research on the importance of colors as informational elements. From this perspective, it also highlights the difficulties experienced by individuals who cannot perceive colors properly, specifically those with color blindness. In this sense, the general objective of this study was to analyze how the use of colors can be essential for understanding information. The methodology is basic in nature; data collection was bibliographical, employing a qualitative approach with exploratory objectives. Interviews were conducted with ten color-blind individuals, which provided practical insights into this research. As a result of the interviews, most participants agreed with the difficulties mentioned and shared personal experiences that illustrated the daily life of those with color blindness, in addition to opinions from the author, who also has this condition. It is noteworthy that the interviews corroborate the nuances described throughout the bibliographical research, confirming the findings from the literature and the methodological path chosen. Finally, the work includes the examples of practical solutions, the ColorADD codes, the color blindness mode on Trello, and a chromatic accessibility guide, that can facilitate the lives of color-blind individuals in both physical and digital environments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tiago Alessandro Vasconcelos Silva.pdf
  Item embargado até 2025-10-24
4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons