Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58317
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRAZ, Marcia Ivo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Tiago Alessandro Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T15:20:55Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T15:20:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tiago Alessandro Vasconcelos. As cores como informação: perspectivas de um daltônico. Trabalho de Conclusão de Curso de Biblioteconomia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58317 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa sobre a importância das cores como elementos informacionais. A partir disso, também foi evidenciado as dificuldades vividas pelas pessoas que não as enxergam devidamente, que são as que possuem daltonismo. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi analisar como o uso das cores pode ser essencial no entendimento das informações. A metodologia tem natureza básica, a forma de coleta de dados foi bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa, e com objetivos exploratórios. Foram realizadas entrevistas com dez pessoas daltônicas que mostraram o lado prático desta pesquisa. Como resultado das entrevistas, a maioria dos entrevistados concordaram com as dificuldades apontadas nas questões e relataram experiências pessoais que ajudaram a exemplificar o dia a dia de quem possui daltonismo, além de opiniões do próprio autor que também possui essa deficiência. Destaca-se que as entrevistas corroboram as nuances descritas ao longo da pesquisa bibliográfica, o que confirma os achados da literatura e o percurso metodológico selecionado. Por fim, tivemos a exemplificação de soluções práticas: os códigos do ColorADD, o modo daltonismo do Trello e um guia de acessibilidade cromática, essas soluções podem facilitar a vida dos daltônicos tanto em ambientes físicos quanto em ambientes digitais. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Daltonismo | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Psicologia das cores | pt_BR |
dc.subject | ColorADD | pt_BR |
dc.subject | Ciência da informação | pt_BR |
dc.title | As cores como informação: perspectivas de um daltônico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8904627186733800 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is a research on the importance of colors as informational elements. From this perspective, it also highlights the difficulties experienced by individuals who cannot perceive colors properly, specifically those with color blindness. In this sense, the general objective of this study was to analyze how the use of colors can be essential for understanding information. The methodology is basic in nature; data collection was bibliographical, employing a qualitative approach with exploratory objectives. Interviews were conducted with ten color-blind individuals, which provided practical insights into this research. As a result of the interviews, most participants agreed with the difficulties mentioned and shared personal experiences that illustrated the daily life of those with color blindness, in addition to opinions from the author, who also has this condition. It is noteworthy that the interviews corroborate the nuances described throughout the bibliographical research, confirming the findings from the literature and the methodological path chosen. Finally, the work includes the examples of practical solutions, the ColorADD codes, the color blindness mode on Trello, and a chromatic accessibility guide, that can facilitate the lives of color-blind individuals in both physical and digital environments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Ciências Sociais | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tiago Alessandro Vasconcelos Silva.pdf Item embargado até 2025-10-24 | 4,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons