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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58309
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GARCIA, Ana Cristina Lauer | - |
dc.contributor.author | SILVA, Polyane Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T14:26:54Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T14:26:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Polyane Maria da. Explorando a hereditariedade: Livro paradidático para as aulas de genética no Ensino Médio. 2024. 137 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58309 | - |
dc.description.abstract | Apesar da área da genética ser uma das vertentes mais unificadoras da Biologia, diversos estudos apontam as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na compreensão dos seus conteúdos. Os desafios no aprendizado de genética estão, em grande parte, relacionados à complexidade dos conceitos, à escassez de recursos didáticos disponíveis, à falta de metodologias de ensino prático e à ausência de contextualização dos temas trabalhados em sala de aula, com situações do cotidiano dos alunos. Diante disso, o uso de livros paradidáticos na educação é visto como uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem, pois promove a contextualização, incentiva a leitura, torna o conhecimento mais acessível e explora questões que, muitas vezes, não são abordadas no contexto escolar. No ensino de biologia, os alunos demonstram ter mais interesse pelos conteúdos, quando trabalhados com livros paradidáticos, destacando a abordagem lúdica desses materiais. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um livro paradidático abordando assuntos da área de genética, utilizando o gênero textual conto. Através de uma linguagem acessível e ilustrações didáticas, esse material visa contextualizar diferentes temas dessa área com situações do dia a dia dos estudantes. Espera-se que esse material possa servir como um recurso didático para as aulas de genética do Ensino Médio, em assuntos como os princípios básicos de herança, meiose, mecanismos de determinação do sexo e inativação do cromossomo X. Além disso, espera-se que o livro proporcione aos estudantes-leitores a realização de uma viagem cativante ao fantástico mundo dos mecanismos de herança, proporcionando experiências ao nível microscópico, para que conheçam de perto os elementos fundamentais da área de genética. | pt_BR |
dc.format.extent | 137 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Conceitos de genética | pt_BR |
dc.subject | Meiose | pt_BR |
dc.subject | Recurso paradidático | pt_BR |
dc.title | Explorando a hereditariedade: livro paradidático para as aulas de genética no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7184097125355580 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0563243377799793 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Although genetics is one of the most unifying areas of biology, several studies have pointed out the difficulties faced by students in understanding its content. The challenges in learning genetics are largely related to the complexity of the concepts, the scarcity of available teaching resources, the lack of practical teaching methodologies and the absence of contextualization of the topics worked on in the classroom with situations from the students' daily lives. In view of this, the use of paradidactic books in education is seen as a tool that can help in the teaching learning process, as it promotes contextualization, encourages reading, makes knowledge more accessible and explores issues that are often not addressed in the school context. In biology teaching, students show more interest in the content when they work with paradidactic books, highlighting the playful approach of these materials. With this in mind, the aim of this study was to develop a textbook on genetics, using the short story genre. Through accessible language and didactic illustrations, this material aims to contextualize different topics in this area with situations from students' daily lives. It is hoped that this material can serve as a teaching resource for high school genetics classes on subjects such as the basic principles of inheritance, meiosis, sex determination mechanisms and X chromosome inactivation. In addition, it is hoped that the book will provide student-readers with a captivating journey into the fantastic world of inheritance mechanisms, providing experiences at the microscopic level, so that they can get to know the fundamental elements of the field of genetics up close. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- POLYANE MARIA DA SILVA..pdf Item embargado até 2025-10-27 | 4,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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