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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58285

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Jorge Luiz da-
dc.date.accessioned2024-10-25T15:54:20Z-
dc.date.available2024-10-25T15:54:20Z-
dc.date.issued2024-09-09-
dc.date.submitted2024-10-25-
dc.identifier.citationSILVA, Jorge Luiz da. A licenciatura em matemática como modo de subjetivação do devir docente. 2024. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58285-
dc.description.abstractOs cursos de Licenciatura em Matemática são recentes no Brasil, quando comparados ao início do ensino desta disciplina, instituídos somente na década de 30. Sua história é marcada por diversas iniciativas de transformação. Contudo, muitos desses desejos de mudança não se concretizaram e o antigo, que buscou-se superar, encontra-se cristalizado na configuração atual desses cursos. Funcionando, muitas vezes, como condicionantes da identidade docente. Mediante a priorização da apreensão exagerada de conteúdos próprios da Matemática e da ausência de relacionamento destes conhecimentos para com as técnicas de ensino e as reais demandas da atividade docente. Ao passo que escamoteia discussões imprescindíveis para o oferecimento de uma Educação Básica mais efetiva, sob a convenção de que professores de Matemática precisam de uma sólida formação técnica nesta disciplina. Intencionando estudar esse fenômeno a partir da etapa da formação de professores, que é compreendida pela graduação, e possibilitando a visualização dessa temática por novos ângulos, norteamo-nos com o seguinte problema de pesquisa: “Como as concepções de alguns estudantes de Licenciatura em Matemática são influenciadas por modos de subjetivação construídos a partir da estruturação desse curso?”. Com o objetivo de: Descrever como as concepções de alguns estudantes de Licenciatura em Matemática, sobre o devir docente, são influenciadas por modos de subjetivação construídos a partir da estruturação desse curso. Fundamentamos nossa análise e interpretação dos dados da pesquisa por meio de operadores conceituais estudados na Filosofia da Diferença, a saber: subjetividade, modos de subjetivação, cuidado de si, devir, entre outros. A pesquisa foi realizada com 05 (cinco) estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE, ofertado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), que estavam próximos da conclusão de sua graduação. Como instrumento de produção de dados utilizamos um questionário, contendo questões objetivas e subjetivas. Os resultados mostraram que o curso do CAA também se encontra mergulhado nessa lógica de enaltecer aspectos conteudistas e técnicas de ensiná-los. Ao mesmo tempo que, esperançosamente, apresenta pontos de resistência que proporcionam novos itinerários de formação, com a construção de um docente diferente. Conectado, verdadeiramente, com o seu devir docente e com a promoção de uma Educação Libertadora.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professores que ensinam Matemáticapt_BR
dc.subjectOrganização Curricularpt_BR
dc.subjectModelo 3+1pt_BR
dc.subjectFilosofia da Diferençapt_BR
dc.titleA licenciatura em matemática como modo de subjetivação do devir docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8078504693150310pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxMathematics undergraduate courses are recent in Brazil, when compared to the beginning of teaching this subject, which was only established in the 1930s. Their history is marked by several transformation initiatives. However, many of these desires for change did not materialize and the old, which was sought to be overcome, is crystallized in the current configuration of these courses. Often functioning as conditioning factors for teaching identity, through the prioritization of the exaggerated apprehension of Mathematics-specific content and the lack of a relationship between this knowledge and teaching techniques and the real demands of teaching activity. At the same time, it hides essential discussions for offering a more effective Basic Education, under the convention that Mathematics teachers need solid technical training in this subject. Intending to study this phenomenon from the teacher training stage, which is understood as undergraduate studies, and enabling the visualization of this theme from new angles, we guided ourselves with the following research problem: “How are the conceptions of some undergraduate students in Mathematics influenced by modes of subjectivation constructed from the structuring of this course?”. With the objective of: Describing how the conceptions of some undergraduate students in Mathematics, about the becoming of a teacher, are influenced by modes of subjectivation constructed from the structuring of this course. We based our analysis and interpretation of the research data through conceptual operators studied in the Philosophy of Differentiation, namely: subjectivity, modes of subjectivation, care of the self, becoming, among others. The research was conducted with 05 (five) students of the undergraduate course in Mathematics at UFPE, offered at the Agreste Academic Center (CAA), who were close to completing their undergraduate studies. As a data production instrument, we used a questionnaire containing objective and subjective questions. The results showed that the CAA course is also immersed in this logic of extolling content-based aspects and teaching techniques. At the same time, hopefully, it presents points of resistance that provide new training itineraries, with the construction of a different teacher, truly connected with his/her teaching future and with the promotion of a Liberating Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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