Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58281

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Fernanda Sardelich-
dc.contributor.authorSILVA, Julyana Kalyne Henrique da-
dc.date.accessioned2024-10-25T14:04:08Z-
dc.date.available2024-10-25T14:04:08Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Julyana Kalyne Henrique da. Inteligibilidades discentes sobre as questões de gênero e o papel do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) para a promoção de uma escola democrática e plural. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58281-
dc.description.abstractO presente artigo investiga as dinâmicas de gênero no ambiente escolar, com foco nos impactos das ações do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) nas percepções dos alunos sobre gênero e violência contra a mulher. A pesquisa foi realizada em uma escola de referência da Rede Estadual de Ensino de Caruaru-PE, que integra o NEG, por meio de observações de campo e entrevistas semiestruturadas com seis estudantes. Analisados à luz de Laurence Bardin (2011), nossos achados sugerem que, apesar do título de “Escola da diversidade” e da presença de docentes engajados que promovem a reflexão sobre o tema, persistem lacunas significativas a serem superadas, marcadas pela omissão e limitação das ações a palestras pontuais. Em contrapartida, observamos que a escola não só possibilita a circulação de sujeitos com diferentes identidades de gênero, mas promove a autonomia destes ao permitir que eles a tomem a frente de discussões importantes — o que apresenta um potencial significativo para o protagonismo estudantil que é tão necessário no trato a estas questões. Assim, enfatizamos por fim a urgência da implementação de práticas educativas que não se restrinjam a iniciativas isoladas, mas que sobretudo busquem desafiar as normas patriarcais, promovendo um ambiente que valorize a diversidade de identidades e experiências de toda a comunidade, garantindo assim um espaço verdadeiramente plural, democrático e feminista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleInteligibilidades discentes sobre as questões de gênero e o papel do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) para a promoção de uma escola democrática e plural.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2853089861543978pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3334230123280583pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Julyana Kalyne Henrique da Silva.docx.pdf
  Item embargado até 2025-10-24
253,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons