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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58281
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Fernanda Sardelich | - |
dc.contributor.author | SILVA, Julyana Kalyne Henrique da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T14:04:08Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T14:04:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Julyana Kalyne Henrique da. Inteligibilidades discentes sobre as questões de gênero e o papel do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) para a promoção de uma escola democrática e plural. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58281 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo investiga as dinâmicas de gênero no ambiente escolar, com foco nos impactos das ações do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) nas percepções dos alunos sobre gênero e violência contra a mulher. A pesquisa foi realizada em uma escola de referência da Rede Estadual de Ensino de Caruaru-PE, que integra o NEG, por meio de observações de campo e entrevistas semiestruturadas com seis estudantes. Analisados à luz de Laurence Bardin (2011), nossos achados sugerem que, apesar do título de “Escola da diversidade” e da presença de docentes engajados que promovem a reflexão sobre o tema, persistem lacunas significativas a serem superadas, marcadas pela omissão e limitação das ações a palestras pontuais. Em contrapartida, observamos que a escola não só possibilita a circulação de sujeitos com diferentes identidades de gênero, mas promove a autonomia destes ao permitir que eles a tomem a frente de discussões importantes — o que apresenta um potencial significativo para o protagonismo estudantil que é tão necessário no trato a estas questões. Assim, enfatizamos por fim a urgência da implementação de práticas educativas que não se restrinjam a iniciativas isoladas, mas que sobretudo busquem desafiar as normas patriarcais, promovendo um ambiente que valorize a diversidade de identidades e experiências de toda a comunidade, garantindo assim um espaço verdadeiramente plural, democrático e feminista. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação crítica | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Violência contra a mulher | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.title | Inteligibilidades discentes sobre as questões de gênero e o papel do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) para a promoção de uma escola democrática e plural. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2853089861543978 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3334230123280583 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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