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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58269
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Leandro Maciel | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Lygia Helena Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T22:10:49Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T22:10:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Lygia Helena Cavalcanti. Análise do diagnóstico da discalculia utilizando inteligência artificial: uma revisão sistemática da literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. Engenharia da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58269 | - |
dc.description.abstract | A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem da matemática caracterizado pela presença de anormalidades na aquisição de habilidades aritméticas, geralmente identificado em crianças, no início da fase escolar. O diagnóstico deste transtorno é realizado em várias etapas, sendo um processo demorado e custoso, retardando o diagnóstico e o início do tratamento. A inteligência artificial é uma ferramenta que vem sendo utilizada no aprimoramento de diagnósticos e cuidados médicos, como, por exemplo, no diagnóstico de transtornos de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho objetivou a realização de um estudo sobre o uso de algoritmos de inteligência artificial no diagnóstico da discalculia, através de uma Revisão Sistemática da Literatura, possibilitando a compreensão do cenário atual, as ferramentas utilizadas, os resultados obtidos e desafios vivenciados. O diagnóstico da discalculia tem sido um desafio para profissionais de saúde devido à diversidade de abordagens e ferramentas disponíveis. Atualmente, existem softwares que utilizam algoritmos de aprendizagem de máquina para prever a discalculia, muitos dos quais também propõem métodos de intervenção. A presente revisão sistemática de literatura revela que a IA pode proporcionar benefícios significativos, com algoritmos de aprendizagem de máquina supervisionada alcançando previsões superiores a 90% para o diagnóstico e mais de 94% para a classificação do tipo de discalculia. A rapidez e precisão na detecção são cruciais para a intervenção precoce, uma vez que diagnósticos tardios podem levar a sintomas depressivos e dificuldades no aprendizado. A utilização da IA nos primeiros anos escolares possibilita intervenções individualizadas, auxiliando efetivamente na melhoria das dificuldades apresentadas pelos alunos. Algoritmos como o SMO e a Regressão Logística destacam-se, com a última alcançando uma precisão de 99%. Este estudo destaca a viabilidade da automação do diagnóstico da discalculia por meio da IA, com resultados consistentes e superiores a 90%, representando uma ferramenta promissora para a inclusão desses alunos em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dyscalculia | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos de inteligência artificial | pt_BR |
dc.title | Análise do diagnóstico da discalculia utilizando inteligência artificial : uma revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9026975102814620 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8513145553846486 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dyscalculia is a specific mathematics learning disorder characterized by the presence of abnormalities in the acquisition of arithmetic skills, generally identified in children at the beginning of school. The diagnosis of this disorder is carried out in several stages, being a time-consuming and costly process, delaying the diagnosis and the beginning of treatment. Artificial intelligence is a tool that has been used to improve diagnoses and medical care, such as, for example, in the diagnosis of learning disorders. Therefore, this work aimed to carry out a study on the use of artificial intelligence algorithms in the diagnosis of dyscalculia, through a Systematic Literature Review, enabling the understanding of the current scenario, the tools used, the results obtained and challenges experienced. Diagnosing dyscalculia has been a challenge for healthcare professionals due to the diversity of approaches and tools available. Currently, there is software that uses machine learning algorithms to predict dyscalculia, many of which also propose intervention methods. The present systematic literature review reveals that AI can provide significant benefits, with supervised machine learning algorithms achieving predictions of over 90% for diagnosis and over 94% for dyscalculia type classification. Speed and accuracy in detection are crucial for early intervention, as late diagnoses can lead to depressive symptoms and learning difficulties. The use of AI in the first years of school enables individualized interventions, effectively helping to improve the difficulties presented by students. Algorithms such as SMO and Logistic Regression stand out, with the latter achieving 99% accuracy. This study highlights the feasibility of automating dyscalculia diagnosis through AI, with consistent results exceeding 90%, representing a promising tool for the inclusion of these students in the classroom. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Engenharia da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia da Computação |
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