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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58264

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Leopoldo Motta-
dc.contributor.authorCOSTA, Victor Miguel de Morais-
dc.date.accessioned2024-10-24T19:36:45Z-
dc.date.available2024-10-24T19:36:45Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-10-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Victor Miguel de Morais. Bleach: A programming language aimed for teaching Compilers. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58264-
dc.description.abstractIn Bachelor’s degrees in Computer science or Computer engineering, students are expected to have contact with an introductory-level Compilers course. Due to the large breadth and depth of topics in this subject, professors and instructors tend to conduct it from a more theoretical point of view. This approach tends to provide students a deeper understanding of the fundamental concepts of this field and better prepare them better for a research oriented career. However, it tends to limit the hands-on experience of the taught concepts, making students often feel disconnected from real-world applications of this area, causing less engagement, excitement and motivation among them. Given this, since the 90s, new methodologies, which combined theory and practice, began to emerge. In most of them, students we required implement a compiler or an interpreter for a programming language for teaching purposes, normally defined by the responsible professor or instructor. Due to the aforementioned disadvantages of the traditional approach and the limitations that some of the proposed programming languages in the mixed approach present, this pro- posal aims to present a new programming language called Bleach along with an implementation of its interpreter. This language is intended to be used as a tool in introductory-level Com- pilers courses whose responsible professors opt to follow a teaching approach more focused on incremental practice, prioritizing flexibility and aiming to solve, or at least mitigate, the disadvantages of both mentioned approaches. However, it is important to highlight that the assessment of Bleach in the educational context is out of the scope of this work.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompiladorespt_BR
dc.subjectInterpretadorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguagens de Programaçãopt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectC++pt_BR
dc.titleBleach: A programming language aimed for teaching Compilerspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2117651910340729pt_BR
dc.description.abstractxNos cursos de bacharelado em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, espera-se que os alunos tenham contato com uma disciplina de Compiladores de nível intro- dutório. Devido à grande amplitude e complexidade dos temas abordados nesta disciplina, os professores responsáveis tendem a conduzi-lá sob um ponto de vista mais teórico. Esta abordagem costuma proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda dos conceitos fundamentais desta área e prepará-los melhor para uma carreira orientada para a pesquisa científica. No entanto, tende a limitar a experiência prática dos conceitos ensinados, fazendo com que os alunos muitas vezes se sintam desconectados das aplicações dessa área, causando um menor engajamento e motivação entre estes. Diante disso, desde a década de 90, novas metodologias, que mesclam teoria e prática, começaram a surgir. Na maioria delas, os alunos devem implementar um compilador ou um interpretador para uma linguagem de programação de fins didáticos, normalmente definida pelo professor responsável. Devido às desvantagens mencionadas da abordagem tradicional e às limitações que algumas das linguagens propostas na abordagem mista apresentam, a proposta atual visa apresentar uma nova linguagem de programação chamada Bleach, juntamente com uma implementação de seu interpretador. Tal linguagem pretende ser utilizada como ferramenta em disciplinas introdutórias de Compiladores que optem por seguir uma abordagem de ensino mais voltada para a prática incremental, priorizando a flexibilidade e objetivando solucionar, ou pelo menos mitigar, as desvantagens de ambas as abordagens mencionadas. No entanto, é essencial esclare- cer que a avaliação de Bleach no contexto educacional não faz parte do escopo do trabalho aqui apresentado.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

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