Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58220

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Lucas Jose-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lucas dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-23T13:44:21Z-
dc.date.available2024-10-23T13:44:21Z-
dc.date.issued2024-09-17-
dc.date.submitted2024-10-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas. São João digital: criação de espaço no metaverso baseado em elementos cenográficos do São João de Caruaru. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58220-
dc.description.abstractEste trabalho explora a importância da cenografia no São João de Caruaru e propõe o desenvolvimento de um metaverso para valorizar e preservar esse aspecto cultural, muitas vezes ofuscado pelos números econômicos e shows. A partir de uma pesquisa aplicada, foi desenvolvido um ambiente virtual na plataforma Spatial, que simula os elementos cenográficos da festa, com base nos projetos de 2022 e 2023, idealizados por Walter Homes. Utilizando o método Double Diamond, o trabalho foi dividido em quatro etapas: pesquisa sobre a origem e evolução do São João de Caruaru, análise dos elementos cenográficos, desenvolvimento de modelos 3D e criação do espaço virtual. Além de preservar a cultura local, o metaverso oferece uma experiência imersiva que pode atrair turistas e promover o São João de Caruaru de maneira inovadora. A aplicação de novas tecnologias ao turismo e à cultura abre possibilidades para o crescimento do evento e contribui para a valorização e projeção da tradição junina.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.subjectSão Joãopt_BR
dc.subjectCaruarupt_BR
dc.subjectModelagem 3Dpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleSão João digital: criação de espaço no metaverso baseado em elementos cenográficos do São João de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3200794823646055pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3093013344692696pt_BR
dc.description.abstractxThis work explores the importance of scenography in the São João of Caruaru and proposes the development of a metaverse to enhance and preserve this cultural aspect, often overshadowed by economic figures and shows. Based on applied research, a virtual environment was developed on the Spatial platform, simulating the scenographic elements of the festival, based on the projects from 2022 and 2023, conceived by Walter Homes. Using the Double Diamond method, the work was divided into four stages: research on the origin and evolution of São João of Caruaru, analysis of scenographic elements, development of 3D models, and creation of the virtual space. In addition to preserving local culture, the metaverse offers an immersive experience that can attract tourists and promote São João of Caruaru in an innovative way. The application of new technologies to tourism and culture opens up possibilities for the event's growth and contributes to the enhancement and projection of the June festival tradition.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas dos Santos Oliveira.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons