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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58217

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA FILHO, Miguel Lopes De-
dc.contributor.authorSANTOS, Lucas André Maniçoba de Sá-
dc.date.accessioned2024-10-23T13:02:07Z-
dc.date.available2024-10-23T13:02:07Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.date.submitted2024-07-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas André Maniçoba de Sá. Reforma da previdência a partir da entrada em vigor da emenda constitucional 103/2019: uma análise na evolução das contas previdenciárias no período de 2019 a 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58217-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo demonstrar os efeitos da Emenda Constitucional 103/2019, responsável pela reforma da previdência social. Para o alcance do objetivo, proposto, foram analisados os fluxos de caixa previdência social, bem como o fluxo das entradas e saídas do Regime Geral da Previdência Social, disponibilizado pelo governo federal. Foram analisados os resultados dos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022, de maneira comparativa e observando-se o resultado, para demonstrar a ineficiência da reforma da previdência de 2019. Através disso, os resultados encontrados revelaram que a previdência não só não apresentou o resultado projetado pela Emenda Constitucional 103/2019, que era de aproximadamente 1(hum) trilhão de reais, como segue apresentado resultados negativos. Levando em consideração os resultados dos anos citados anteriormente, o resultado do Regime Geral da Previdência Social foi de quase 1(hum) trilhão negativo, no fluxo de entradas e saídas disponibilizado pelo governo federal, chegando-se à conclusão de que, futuramente, será necessária uma nova reforma da previdência, através de uma nova emenda constitucional que consiga sanar o déficit da previdência social, evitando um grave problema financeiro, contribuindo para a sociedade como a resolução de uma problemática que poderia ferir um direito assegurado por lei, que é o da aposentadoria por tempo de contribuição.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmenda Constitucionalpt_BR
dc.subjectPrevidência Socialpt_BR
dc.subjectFluxo de caixapt_BR
dc.subjectGoverno federalpt_BR
dc.subjectReforma da previdênciapt_BR
dc.titleReforma da previdência a partir da entrada em vigor da emenda constitucional 103/2019: uma análise na evolução das contas previdenciárias no período de 2019 a 2022pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4947873978185211pt_BR
dc.description.abstractxThe present article aims to demonstrate the effects of Constitutional Amendment 103/2019, responsible for the social security reform. To achieve the proposed objective, the cash flows of social security were analyzed, as well as the flow of inflows and outflows of the General Social Security System, provided by the federal government. The results of the years 2019, 2020, 2021, and 2022 were analyzed comparatively, observing the outcome to demonstrate the inefficiency of the 2019 social security reform. Through this, the findings revealed that social security not only did not achieve the projected result of approximately 1 trillion reais, as stipulated by Constitutional Amendment 103/2019, but also presented negative results. Taking into account the results of the aforementioned years, the outcome of the General Social Security System was nearly 1 trillion negative, in the flow of inflows and outflows provided by the federal government, leading to the conclusion that a new social security reform will be necessary in the future, through a new constitutional amendment that can address the social security deficit, avoiding a serious financial problem and contributing to society by resolving an issue that could jeopardize a right guaranteed by law, which is retirement based on length of contribution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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