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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke dept_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Inéz Manuele dospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:42:00Z
dc.date.available2014-06-12T17:42:00Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationManuele dos Santos, Inéz; Dumke de Medeiros, Denise. Proposta de um modelo de avaliação de desempenho para empresas de serviços certificadas com a ISO 9001:2000. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5820
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a proposta de um modelo para auxiliar as empresas de serviços certificadas com a norma ISO 9001:2000 a medir e avaliar seu desempenho, visando atender a uma das exigências desta norma, que é a da organização comprovar a existência da melhoria contínua, ao longo do tempo, em todos os setores da organização, sendo isso feito por meio de indicadores de desempenho e seu acompanhamento. A base conceitual do mesmo, apresentando temas como serviços, Gestão da Qualidade e controle e avaliação de desempenho, permitiu elaborar um conjunto genérico de indicadores que pudesse atender algumas especificidades das empresas de serviços, quanto ao seu tipo de processo, e ao requisito de medição da norma ISO 9001:2000. Os indicadores propostos foram definidos de modo que eles pudessem desencadear uma relação de causa e efeito, interligando-os em cinco perspectivas. Foram realizadas visitas a cinco empresas de serviços da região metropolitana do Recife, para análise de seus sistemas de medição de desempenho e comparação com o conjunto de indicadores propostos, a partir da classificação das empresas quanto ao tipo de processo, onde se esperava observar alguns dos indicadores sendo medidos e o porquê de outros não serem medidos. Nesta análise, pode-se observar uma variedade de modelos de medição de desempenho, com medidas isoladas entre áreas e sem relação com a estratégia da empresa. Com relação ao conjunto de indicadores propostos, foi observado que são passíveis de serem mensurados e importantes de serem avaliados por estas organizações. O modelo elaborado neste trabalho tem como objetivo propor um grupo equilibrado de medidas essenciais e seus correspondentes indicadores para auxiliar as empresas de serviços a avaliar seu desempenho, baseado na metodologia da Balanced Scorecard e considerando as limitações presentes quanto aos segmentos de serviços selecionadospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectISO 9001:2000pt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectMedição de desempenhopt_BR
dc.titleProposta de um modelo de avaliação de desempenho para empresas de serviços certificadas com a ISO 9001:2000pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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