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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58195
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sarmento, Adriano Augusto de Moraes | - |
dc.contributor.author | Souza, Humberto Lopes Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T18:26:33Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T18:26:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Humberto Lopes Ferreira de. SoniCUBE: Unindo música e jogos através de um sistema embarcado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58195 | - |
dc.description.abstract | A música e o aprendizado musical são conhecidos por desenvolver habilidades cognitivas, motoras, mentais e sociais do indivíduo. No entanto, muitos métodos tradicionais podem ser desafiadores e desmotivadores para iniciantes. Tornar o aprendizado musical mais divertido e envolvente é essencial para manter as pessoas motivadas e engajadas. Este trabalho explora a interseção entre música e tecnologia, oferecendo uma nova experiência de entretenimento e aprendizado musical, permitindo aos usuários utilizar notas musicais para interagir com jogos eletrônicos. Para isso, foi desenvolvido o SoniCUBE, um sistema embarcado capaz de capturar e interpretar notas musicais e mapeá-las corretamente para os botões de um joystick, utilizando uma plataforma ESP32 e um sensor de som MAX9814, sendo necessária apenas uma conexão Bluetooth. O sistema foi testado em diferentes cenários de uso, utilizando diversos instrumentos musicais e jogos eletrônicos. Para avaliar a experiência de jogo e a eficácia do mapeamento de notas e da conexão Bluetooth, foram observadas a responsividade do sistema e a precisão na interpretação das notas musicais. Os resultados indicaram que o SoniCUBE alcançou os objetivos propostos, oferecendo uma experiência de jogo e confirmando a eficácia das funcionalidades implementadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas Embarcados | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | SoniCUBE: Unindo música e jogos através de um sistema embarcado | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4211725120560440 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3909181838888305 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Engenharia da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia da Computação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Humberto Lopes Ferreira de Souza.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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