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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58176

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro-
dc.contributor.authorLIMA, Giselle Maria Carvalho da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-22T14:28:03Z-
dc.date.available2024-10-22T14:28:03Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.identifier.citationLIMA, Giselle Maria Carvalho da Silva. Plataforma digital Cine no 7 como apoio à formação continuada dos professores multiplicadores da rede municipal de ensino do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58176-
dc.description.abstractO interesse na condução desta pesquisa vem da necessidade de compreender e contribuir com as práticas de formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede Municipal de Ensino do Recife. Parte-se do pressuposto que estas práticas podem ser facilitadas a partir da disponibilização de conteúdos por um instrumento de acesso online simples, rápido e intuitivo. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo a política de formação continuada de professores do município de Recife-PE, tendo por objetivo geral compreender as práticas de formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede Municipal de Ensino do Recife. Neste sentido, constituíram-se objetivos específicos: identificar as formas e conteúdos contemplados nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores; analisar a adequação do material/ conteúdos trabalhados nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores e desenvolver como sugestão pedagógica o uso de uma plataforma digital voltada para a fruição e a produção de cinema na escola como alternativa complementar à formação continuada do professor multiplicador. De caráter qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (Gil, 2008; Lüdke; André, 1986); pesquisa diagnóstica mediante aplicação de questionário online, via Google Forms (Mota, 2019); e entrevista semidiretiva de forma coletiva (Amado, 2014; Minayo, 1994). Teoricamente as análises empreendidas foram feitas a partir das obras de Araújo (2019), Nóvoa e Alvim (2022), Teixeira, Silva e Lima (2010) sobre a Formação Continuada de Professores. Sobre Cinema e Educação, foram utilizados os conceitos de Educomunicação de Mogadouro (2011), Soares (2011) e Silva (2020) e de Fruição audiovisual de Carvalho (2012) e Mayor e Miranda (2015) e de Produção Audiovisual de Francischelli (2021), Corrochano e Pistilli (2015) e Mendes (2022). Foi ainda apresentado o cinema na Lei de Diretrizes e Bases, com a Lei 13.006/2014 (Brasil, 2014), as indicações e orientações para o trabalho com o Cinema na Educação Infantil e no Ensino Fundamental abordados na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e para o trabalho com o Cinema na Educação Jovens e Adultos apresentados na Política de ensino da rede municipal do Recife (Recife, 2021a). O resultado, que compreende aspectos relativos à formação continuada do professor multiplicador da Rede Municipal do Recife, compostos por conteúdos voltados à fruição e à produção de cinema na escola, foi o desenvolvimento da Plataforma acessível Cine no 7, disponível no endereço https://sites.google.com/prof.educ.rec.br/cine-no-7.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.titlePlataforma digital Cine no 7 como apoio à formação continuada dos professores multiplicadores da rede municipal de ensino do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0261751914711054pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6749653436674174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxThe interest in conducting this research stems from the need to understand and contribute to the practices of ongoing training for teacher facilitators in the field of cinema in the Municipal Education Network of Recife. It is assumed that these practices can be facilitated by providing content through a simple, fast, and intuitive online access tool. Therefore, the policy of ongoing teacher training in the municipality of Recife, Pernambuco, was taken as the object of study, with the general objective of understanding the practices of ongoing training for teacher facilitators in the field of cinema in the Municipal Education Network of Recife. In this sense, specific objectives were established: to identify the forms and contents covered in ongoing training in the cinema field for multiplier teachers; to analyze the adequacy of the materials/contents addressed in ongoing training in the cinema field for multiplier teachers and to develop as a pedagogical suggestion the use of a digital platform focused on cinema enjoyment and production in schools as a complementary alternative to ongoing training for multiplier teachers. Qualitative in nature, the research was developed based on the following methodological procedures: bibliographical research, documentary research (Gil, 2008; Lüdke; André, 1986); diagnostic research through the application of an online questionnaire, via Google Forms (Mota, 2019); and semi-directive group interviews (Amado, 2014; Minayo, 1994). Theoretical analyses were conducted based on the works of Araújo (2019), Nóvoa and Alvim (2022), Teixeira, Silva and Lima (2010) on Continuing Education for Teachers. Regarding Cinema and Education, the concepts of Educommunication by Mogadouro (2011), Soares (2011), and Silva (2020) were used, as well as audiovisual Enjoyment by Carvalho (2012) and Mayor and Miranda (2015), and Audiovisual Production by Francischelli (2021), Corrochano and Pistilli (2015), and Mendes (2022). The cinema was also presented in the Guidelines and Bases Law, with Law 13,006/2014 (Brazil, 2014), the indications and guidelines for working with Cinema in Early Childhood Education and Elementary Education addressed in the National Common Curricular Base (Brazil, 2018), and for working with Cinema in Youth and Adult Education presented in the teaching policy of the municipal network of Recife (Recife, 2021a). The result, which comprises aspects related to the ongoing training of multiplier teachers in the Municipal Network of Recife, consisting of content focused on cinema enjoyment and production in schools, was the development of the accessible platform Cine no 7, available at the address https://sites.google.com/prof.educ.rec.br/cine-no-7.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

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