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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58165
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Aurenéa Maria de | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T12:07:32Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T12:07:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Gonçalves da. DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA NOS ANOS FINAIS: ações da/na Escola João XXIII com fins de evitar a evasão escolar de segmentos LGBTQI+. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58165 | - |
dc.description.abstract | O combate à homofobia, nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação do Recife, tem sido destaque nos corredores da Escola Municipal João XXIII. Assim, atitudes segregadoras e excludentes, por parte de gestores, docentes e técnicos pedagógicos, que manifestam discriminações em relação a colegas e alunos, com base em discursos normatizadores de padronização das identidades sexuais, têm sido combatidas, sublinhando a necessidade de formação continuada no que tange ao trato com a diversidade, em nosso caso especificamente, a diversidade sexual, envolvendo estudantes LGBTQIA+. O não entendimento e a não aceitação das identidades sexuais na escola, por uma narrativa seja de cunho biológico, seja religioso, devem ser debatidos e dialogados, e não silenciados. Desse modo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas, no espaço escolar em tela, tem sido feito de forma reflexiva, visando a promover uma educação inclusiva, pautada nos direitos humanos, alinhada a uma filosofia freiriana no que se refere à valorização dos saberes populares. Diante disso, optamos para esta pesquisa por uma metodologia qualitativa, realizada a partir dos estudos de Ludke e André, fazendo uso de diário de campo, análise documental e análise de discurso, esta última assentada no trabalho de Eni Orlandi. Na parte teórica, utilizamos textos de Butler e Louro, estabelecendo um recorte acerca das pedagogias das sexualidades. Nossos resultados deram conta da identificação de uma política curricular de ensino, definida a partir do ano de 2021, revisada e atualizada mediante as diretrizes nacionais curriculares da BNCC (2021), o que acarretou na redução/enxugamento do tema da diversidade sexual ao campo apenas do biológico. Isso fortaleceu a presença de uma homofobia velada nos estabelecimentos educacionais, colaborando com processos de evasão escolar. Contudo, na Escola João XXIII, tal situação possibilitou o contrário, isto é, viabilizou a realização de projetos de intervenção, como o corredor do enfrentamento, o que culminou em projetos outros, inter e transdiciplinares, que visaram/visam ao acolhimento de estudantes que não se enquadram no modelo heteronormativo, hegemônico socialmente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Combate à homofobia | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar de segmentos LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Escola João XXIII | pt_BR |
dc.title | Diversidade sexual na escola nos anos finais : ações da/na Escola João XXIII com fins de evitar a evasão escolar de segmentos LGBTQI+ | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4864565218926958 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8610442220256282 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Basica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The fight against homophobia, in the final years of elementary school in Recife's municipal education network, has been highlighted in the corridors of Escola Municipal João XXIII. Thus, segregating and exclusionary attitudes on the part of managers, teachers and pedagogical technicians, who manifest discrimination against colleagues and students based on normative discourses of standardization of sexual identities, have been combatted, highlighting the need for continued training regarding the treatment with diversity, in our case specifically, sexual diversity, involving LGBTQIA+ students. The non-understanding and non-acceptance of sexual identities at school, whether through a biological or religious narrative... must be debated and discussed and not silenced. In this way, the development of pedagogical practices, in the school space in question, has been done in a reflexive way, aiming to promote an inclusive education, based on human rights, aligned with a freirian philosophy regarding the valorization of popular knowledge. Given this, we opted for a qualitative methodology for this research, carried out based on the studies of Ludke and André, making use of field diaries, document analysis and discourse analysis, the latter based on the work of Eni Orlandi. In the theoretical part, we used texts by Butler and Louro, establishing a focus on the pedagogies of sexualities. Our results resulted in the identification of a teaching curriculum policy, defined from the year 2021 onwards, revised and updated using the BNCC national curriculum guidelines (2021), which resulted in the reduction/reduction of the topic of sexual diversity to the field of biological diversity only. This strengthened the presence of veiled homophobia in educational establishments, contributing to processes of school dropout, however, at the João XXIII school, this situation made the opposite possible, that is, it enabled the carrying out of intervention projects, such as the confrontation corridor, which culminated in other projects, inter and transdisciplinary, which aimed at welcoming students who do not fit into the heteronormative, socially hegemonic model. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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