Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58161

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Magna do Carmo-
dc.contributor.authorSANTOS, Andrea da Silva Araújo-
dc.date.accessioned2024-10-22T11:39:45Z-
dc.date.available2024-10-22T11:39:45Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Andrea da Silva Araújo. O programa primeiras letras e as práticas de leitura e de escrita no ciclo de alfabetização. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58161-
dc.description.abstractA pesquisa analisou as orientações e práticas de leitura e de escrita no Programa Primeiras Letras para identificar a concepção de alfabetização e os princípios didáticos subjacentes a ele. Buscou aprofundar as discussões sobre o tema tendo como campo de pesquisa turmas do 2o ano do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, sendo uma turma pertencente a uma escola que apresentou melhores resultados em avaliações externas, segundo SAEPE 2022, e a outra turma pertencente a uma escola que apresentou menores resultados, segundo o mesmo índice. A abordagem qualitativa realizou 10 (dez) observações em cada turma, durante um período de dois meses para a construção dos dados, utilizando como instrumentos análise documental, entrevistas e observações das práticas. A discussão teórica estabeleceu um diálogo com teóricos que abordam os temas da alfabetização e do letramento; das práticas sistemáticas significativas; dos saberes e das práticas docentes, do ensino e avaliação; das políticas educacionais, dentre outros. Assim, os resultados da pesquisa apresentaram dados significativos que favoreceram o aprofundamento do debate sobre as práticas sistemáticas, construídas por professoras alfabetizadoras, para o ensino da escrita e da leitura através de ações que contribuem para que os estudantes se apropriem do conhecimento por meio de ações contextualizadas e significativas. Como produto desse estudo, foi elaborado um mural virtual dinâmico e interativo, denominado Portifólio Digital, para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia e reunindo uma seleção de exemplos de práticas de leitura e de escrita significativas construídas a partir do Programa Primeiras Letras na Rede Municipal de Ensino do Recife observadas ao longo da pesquisa. O Portifólio está disponível no link: https://padlet.com/andrea417077/o-programa-primeiras-letras-e-a- constru-o-das-pr-ticas-de-le-b0y7hwrcf0fh7tjapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
dc.subjectletramentopt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectescritapt_BR
dc.subjectprogramaspt_BR
dc.subjectprojetospt_BR
dc.titleO programa primeiras letras e as práticas de leitura e de escrita no ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0846810261260495pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1498938229208458pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxThe research analyzed the practices and guidelines of reading and writing in the Primeiras Letras (First Letters) Program to identify the conception of literacy and the didactic principles underlying it. It sought to deepen discussions on the topic using 2nd year elementary school classrooms from two schools in the Recife Municipal Education Network as a research field, one class belonging to a school that presented better results in external assessments, according to SAEPE 2022, and the other class belonging to a school that presented lower results, according to the same index. The qualitative approach carried out 10 (ten) observations in each class, over a period of two months to construct the data, using document analysis, interviews and observations of practices as instruments. The theoretical discussion established a dialogue with theorists who address the themes of literacy and reading/writing proficiency; significant systematic practices; teaching knowledge and practices, teaching and assessment; educational policies, among others. Thus, the research results presented significant data that favored the deepening of the debate on systematic practices, built by literacy teachers, for teaching writing and reading through actions that contribute to students appropriating knowledge through contextualized and meaningful acts. As a product of this study, a dynamic and interactive virtual wall was created, called Digital Portfolio, to record, store and share multimedia content and bring together a selection of examples of significant reading and writing practices built from the Primeiras Letras (First Letters) Program in the Recife Municipal Education Network observed throughout the research. The portfolio is available at the link: https://padlet.com/andrea417077/o-programa-primeiras-letras-e-a-constru-o-das-pr- ticas-de-le-b0y7hwrcf0fh7tjapt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Andrea da Silva Araujo Santos.pdf9,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons