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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58142

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dc.contributor.advisorCABRAL, Jaime Joaquim da Silva Pereira-
dc.contributor.authorCOSTA, Arthur Ronalson Marinho da-
dc.date.accessioned2024-10-21T18:42:24Z-
dc.date.available2024-10-21T18:42:24Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationCOSTA, Arthur Ronalson Marinho da. Turismo pedagógico hidroambiental no estuário do Rio Una, São José da Coroa Grande, Pernambuco: metodologias ativas. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58142-
dc.description.abstractO presente artigo aborda a prática da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas em instituições de ensino de nível fundamental e médio, através de expedições pedagógicas no estuário do rio Una, para realização de análises físicas, químicas e microbiológicas da água. Os estuários são um dos ecossistemas úmidos mais ricos em matéria orgânica do planeta e, além disso, são importantes áreas de desovas de diversos vertebrados e invertebrados. O Brasil possui 120 unidades de conservação com manguezais incluindo também os ecossistemas dos recifes coralíneos. No entanto, no Brasil, atualmente, existem problemas em relação à conservação dos ambientes costeiros. Diante dos desafios atuais interpostos à educação de distintos níveis, modalidades e contextos, é premente retomar o significado, o sentido, as teorias e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio de metodologias ativas, evidenciando a relevância dessa inovação na prática da Educação ambiental. No processo, almeja-se aprimorar a educação em temas referentes à água e ao meio ambiente, tornando-a um modelo de trabalho formal gerador de emprego e renda no estuário da bacia hidrográfica do rio Una através do ramo de organização de viagens, em específico Turismo Pedagógico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEstuáriospt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.titleTurismo pedagógico hidroambiental no estuário do Rio Una, São José da Coroa Grande, Pernambuco : metodologias ativaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7585917495911900pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2072476094919725pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (ProfÁgua)pt_BR
dc.description.abstractxThis article addresses the practice of the active Problem-Based Learning methodology in primary and secondary educational institutions, through pedagogical expeditions to the Una river estuary, to carry out physical, chemical and microbiological analysis of the water. Estuaries are some of the richest humid ecosystems in organic matter on the planet and are also important spawning areas for various vertebrates and invertebrates. Brazil has 120 conservation units with mangroves in the interior, including coral reef ecosystems. However, in Brazil, there are currently problems regarding the conservation of coastal environments. Faced with the current challenges posed to education at different levels, modalities and contexts, it is urgent to return to the meaning, sense, theories and possibilities for developing pedagogical practice through active methodologies, highlighting the relevance of this innovation in the practice of environmental education. In the process, the aim is to improve education on topics relating to water and the environment, making it a formal work model that generates employment and income in the estuary of the Una river basin through the travel organization branch, specifically Pedagogical Tourism.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

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